Prefeitura lança “Guia Afro Informativo” de conscientização e combate ao racismo

Idealizado em parceria pela Semuc e Instituto Raízes da África, documento será distribuído à população durante as ações da campanha Maceió é Massa Sem Racismo

Michaelle Pereira (estagiária) - Ascom Semuc 16/11/2023 às 11:33
Prefeitura lança “Guia Afro Informativo” de conscientização e combate ao racismo
Guia Afro Informativo está sendo distribuído durante ações da campanha Foto: Alisson Frazão/Secom

Com o lema “A consciência de novembro é para valer o ano inteiro”, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e o Instituto Raízes da África, lança o  Guia Afro Informativo, que conscientiza a população sobre como identificar, combater e denunciar o racismo. 

O guia destaca as diferenças entre racismo e injúria racial, bem como instrui a pessoa que lê a identificar atitudes diárias que podem se caracterizar como racismo. Um dos destaques do guia é indicativo de expressões que são racistas, como “a coisa tá preta” e “inveja branca”. "A partir da fomentação do conhecimento é preciso, também,  repensar conceitos e expressões, daí surge a necessidade social da sensibilização  antirracista", afirma Arísia Barros, coordenadora do instituto Raízes da África. 

Pretendemos agregar uma variedade de saberes diversos para enriquecer ainda mais nossa abordagem e promover uma gestão verdadeiramente inclusiva e comprometida com a equidade racial, afirma a secretária da Semuc Ana Paula Mendes. 

O guia é distribuído pela Semuc nas ações da campanha Maceió é Massa Sem Racismo e também pode ser conferido na íntegra aqui.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br