Prefeitura empossa membros do 1º Comitê de Promoção de Igualdade Racial do País

Composição vai atuar no combate ao racismo, criando estratégias, adotar medidas e monitorar mecanismos de promoção da igualdade racial

Thiago Gomes/Secom Maceió 14/11/2023 às 17:12
Prefeitura empossa membros do 1º Comitê de Promoção de Igualdade Racial do País
Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Com a proposta de desenvolver estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, a Prefeitura de Maceió empossou, em solenidade nesta terça-feira (14), os integrantes do recém-criado Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial, uma iniciativa inédita no País.

A composição vai atuar no combate a esta prática nefasta, sugerindo, acompanhando, monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial.

Vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o Comitê é formado por um representante titular e um suplente das secretarias e demais órgãos (fundações e autarquias) da gestão municipal. Eles vão trabalhar conjuntamente no propósito de enfrentar este problema social.

“Vamos juntar as expertises e fazer um pacote de possibilidades. A Prefeitura, neste sentido, vai atuar como cérebro. A nossa intenção é discutir, dialogar com a sociedade e construir uma base. A criação do Comitê se trata de um reinventar de caminhos para o debate das políticas de igualdade racial. A Prefeitura sai na frente e é o primeiro município do Brasil a criar este mecanismo”, afirmou a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros.

Coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió
Coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió

Segundo ela, a composição é desafiadora por discutir, no âmbito da gestão municipal, o racismo estrutural e institucional. “Quando o município busca ter esse olhar, a gente desafia o imutável. Discutir racismo é um aprendizado para todos, levando em consideração que muitos servidores talvez nem transitem por este território. Agora, será uma excelente e valiosa oportunidade”, completou a ativista.

A secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes, destacou que, após Maceió se transformar em uma referência entre as capitais brasileiras na pauta feminina, agora chegou o momento de incorporar uma política municipal de combate ao racismo na cidade.

“Estamos encarando este Comitê com toda força e coragem de sempre. Trouxemos essa mulher incrível para ficar ao nosso lado, a Arísia Barros, e colocamos na rua a campanha ‘Maceió é Massa sem Racismo’, a primeira campanha institucional desta natureza da Prefeitura de Maceió. A ação foi iniciada agora e tem um objetivo muito importante de despertar indagações”, ressaltou a secretária.

Secretária Ana Paula Mendes. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió
Secretária Ana Paula Mendes. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió

Ela comentou que o Comitê surge quando as pesquisas revelam um aumento significativo de casos de racismo no mundo. “Infelizmente, não vivemos em um momento onde o racismo está na reta final. Pelo contrário, as pessoas estão ainda mais intolerantes, ainda mais preconceituosas e racistas. Por isso, nasceu esse grande objetivo, de tratar essa questão com propósito, mais seriedade e, sobretudo, com políticas públicas”.

Prestigiando a solenidade de posse, a promotora de Justiça Karla Padilha, parabenizou o município pela iniciativa e pediu empenho do grupo na elaboração de estratégias de enfrentamento ao racismo na sociedade.

“Estou representando uma Promotoria de Justiça que, dentre as suas pautas, trata do combate ao racismo, na questão de ativismo, proatividade e políticas públicas voltadas a esta vertente. E esta não se trata de uma pauta do município, mas é suprapartidária, supraestatal, que busca, a cada dia, a igualdade de direitos e de repúdio a esta prática nefasta que, em pleno século 21, ainda permeia todas as instituições e toda a sociedade”, observou a promotora.

Promotora de Justiça Karla Padilha. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió
Promotora de Justiça Karla Padilha. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió

Para ela, o Comitê demonstra um avanço histórico no que se refere às políticas públicas de combate ao racismo. “Estou muito otimista para que este comitê construa avanços nesta perspectiva de combate ao racismo. O Ministério Público estará sempre de mãos dadas para repressão e para políticas de atividade de prevenção e conscientização”.

Já Fernanda Ferreira, assistente social da Defesa Civil de Maceió, ter sido indicada como titular do grupo, sendo uma mulher preta e militante da causa racial, é motivo de grande satisfação.

Fernanda Ferreira, assistente social da Defesa Civil de Maceió. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió
Fernanda Ferreira, assistente social da Defesa Civil de Maceió. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió

“A Defesa Civil cumpre um papel muito importante por ser um instrumento que faz com que a sociedade possa ter a vida salvaguardada. Por ter esse ofício, o órgão está nas periferias, que é onde a gente localiza o maior número de pessoas pretas que dependem dos direitos sociais e precisam dessa assistência”, frisa.

Segundo ela, a representação da Defesa Civil neste Comitê é de fundamental importância no papel de disseminar as ações antirracistas e também para se fortaleça o direito da população e até mesmo o direito das pessoas pretas.

Também estiveram presentes ao evento a vereadora por Maceió Olívia Tenório e Jonathans Menezes Silva, secretário geral da comissão da igualdade racial da OAB/AL.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br