Prefeitura de Maceió reforça ações permanentes de inclusão em Libras

No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado nesta quinta-feira (24), gestão municipal destaca serviços contínuos em Saúde, Educação, Cultura e variados eventos para a comunidade surda

Matheus Bomfim (estagiário)/Secom 24/04/2025 às 08:35
Prefeitura de Maceió reforça ações permanentes de inclusão em Libras
Intérprete de Libras, Roberta Rafaele torna o São João de Maceió mais inclusivo. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Nesta quinta-feira, 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Maceió volta seus olhos para uma causa que ultrapassa a simples celebração de data: a garantia de um atendimento e uma convivência livre de barreiras para as pessoas surdas. Mais do que ações pontuais, a Prefeitura de Maceió mantém, de forma contínua, uma série de iniciativas em várias frentes, da Saúde à Educação, dos grandes eventos culturais às cerimônias oficiais, para que a Libras esteja presente em todos os cantos do serviço público. É o compromisso de transformar a capital alagoana em um verdadeiro exemplo de inclusão, em que comunicação e atendimento humanizado caminham lado a lado.

Desde 2019, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém ativa a Central de Inclusão e Acessibilidade (CIAL), que disponibiliza intérpretes de Libras em todas as unidades de saúde, UPAs e no Hospital da Cidade (HC), além do serviço de vídeo-chamada (segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, pelo 82 98174-0775) para marcação de consultas, exames ou apoio emergencial.

“A Central de Inclusão e Acessibilidade da SMS foi acionada para dar suporte no atendimento da Elaine. Estamos aqui para acompanhar mãe e filho e ser a ponte para comunicação entre paciente e equipe, promovendo sempre mais acessibilidade e humanização no atendimento”, lembra Gilmara Farias, intérprete de Libras da SMS.

Cultura e Eventos

Em todos os eventos culturais, como festas juninas, shows e solenidades, a Prefeitura de Maceió assegura intérpretes de Libras em atuação contínua, equipe de apoio especializada, acesso front stage para cadeirantes e distribuição de fones redutores de ruído. No Massayó Sol… Mar & Forró (São João 2023), cada polo contou com estrutura e serviços inclusivos.

A intérprete Roberta Rafaele reforça a importância dessas ações e destaca: “A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é muito mais do que uma língua. É identidade, cultura e liberdade para a comunidade surda. É através dela que milhares de pessoas surdas no Brasil têm acesso à educação, à informação, ao trabalho, à convivência social e ao exercício pleno da cidadania".

A Lei nº 10.436/2002 foi publicada e entrou em vigor no dia 24 de abril de 2002, reconhecendo oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão no Brasil e é apontada como um passo gigantesco na construção de uma sociedade mais justa. A Prefeitura de Maceió, na gestão do prefeito JHC, faz história ao tornar todos os eventos, grandes e pequenos, verdadeiramente inclusivos.

"Para a comunidade surda, a Libras é a voz das mãos, é o direito de ser quem se é, de ser compreendido e de participar ativamente da vida em sociedade com autonomia e dignidade. É necessário ter profissionais capacitados, intérpretes fluentes na língua, para fortalecer os direitos linguísticos e a comunicação acessível, ampliando a responsabilidade social e tornando os espaços públicos e privados mais acessíveis", afirma Roberta.

Enquanto intérprete de Libras, ela entende que seu trabalho permite que a pessoa surda não apenas esteja presente, mas seja parte ativa, compreendida e respeitada de tudo o que acontece. "Além disso, vale ressaltar o respeito aos direitos linguísticos”, finaliza.

Cerimonial

Desde 2021, todas as cerimônias, ordens de serviço e eventos oficiais da Prefeitura contam com tradução simultânea em Libras, coordenada pelo Cerimonial. Para Fátima Brêda, chefe do Cerimonial, a Libras representa muito mais do que uma língua. "É símbolo de respeito, representatividade e igualdade. Aprender a valorizá-la é abrir os olhos e o coração para uma realidade rica, cheia de cultura, identidade e beleza.”

Políticas Públicas e Capacitação

O projeto Mãos que Falam, da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), capacita servidores municipais e empresas parceiras em Libras, fortalecendo a política de comunicação acessível como diretriz permanente. Para a secretária Sarah Nunes, reconhecer a Libras como parte fundamental da identidade cultural e inclusão social não é ação pontual, mas compromisso diário. "Garantimos intérpretes em eventos, acessibilidade na comunicação oficial e formação contínua, para que toda a população surda seja protagonista de sua própria história,” afirma.

Em Maceió, as ações já em vigor são celebradas no Dia Nacional da Libras para reforçar que a inclusão está presente em todos os setores da gestão e que a cidade é para todos, sem exceções.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]