Prefeitura de Maceió impulsiona afroempreendedorismo feminino

Entre as 833 selecionadas para receber o auxílio, 688 mulheres se autodeclaram negras ou pardas

Michaelle Pereira (estagiária)/Ascom Semuc 06/06/2023 às 13:13
Prefeitura de Maceió impulsiona afroempreendedorismo feminino
Primeira aula presencial do Banco da Mulher Empreendedora. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió está fortalecendo o empreendedorismo feminino na cidade por meio do Banco da Mulher Empreendedora. Com a aprovação de mulheres em 46 bairros, o programa visa incentivar e apoiar o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. Um destaque importante é a representatividade de mulheres negras e pardas, que somam um total de 688 empreendedoras aprovadas.

Entre as inscritas, o bairro Benedito Bentes obteve o maior número de aprovações, totalizando 121 empreendedoras. O bairro Cidade Universitária também apresentou uma expressiva participação, com 99 mulheres que demonstraram interesse em alavancar seus negócios e contribuir para a economia local.

O destaque especial vai para as 688 mulheres negras e pardas aprovadas, cuja representatividade é fundamental para promover a equidade racial e o afroempreendedorismo em Maceió. 

O Banco da Mulher Empreendedora reforça a importância de valorizar a diversidade étnica e oferecer oportunidades igualitárias para todas as empreendedoras, buscando combater as desigualdades socioculturais e econômicas. 

“É importante ressaltar que a presença de mulheres pardas e negras no mundo dos negócios não é apenas uma questão de justiça social, mas também de desenvolvimento econômico. Ao apoiar e fortalecer o empreendedorismo dessas mulheres, a Prefeitura de Maceió e o Banco da Mulher Empreendedora estão contribuindo para a geração de empregos, o crescimento econômico e a redução das desigualdades”, afirma a secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes.

A ativista Arísia Barros destaca a relevância de iniciativas sociais que incluam mulheres afrodescendentes. “É importante reafirmar que para que a gente tenha a questão da equidade é preciso criar espaço de igualdade e, para criar esses espaços, é preciso políticas diferenciais para trazer para o alto que está embaixo", conclui. 

Capacitação

Como parte do programa, as beneficiadas deverão concluir um curso de empreendedorismo oferecido pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Sebrae. Parte do curso ocorre de forma remota, contando com duas aulas presenciais. 

O primeiro dia de aula ocorreu na última segunda-feira (5), no Ginásio de Esporte do Instituto Galba Novaes, na Cidade Universitária, destinada às mulheres que moram na parte alta da cidade.

Nesta terça-feira (6), acontecerá a segunda aula, no Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia, dirigida as que moram na parte baixa. As participantes foram informadas através do e-mail cadastrado o dia e o local de suas respectivas aulas.

As formações visam fornecer às empreendedoras conhecimentos essenciais sobre empreendedorismo, capacitando-as para enfrentar os desafios do mercado e maximizar suas chances de ter sucesso ao conduzir os seus empreendimentos. 

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br