Prefeitura de Maceió avança com ações voltadas para mulheres, PCDs e pessoas idosas
Banco da mulher empreendedora, Empodera 60+ e camarote PCD foram alguns dos destaques em 2025
Ao longo de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), fortaleceu políticas públicas e ações voltadas para as mulheres, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas idosas. Os números refletem o compromisso da gestão municipal na construção de uma cidade mais humana, igualitária e acolhedora para todos.
Pessoas idosas
Por meio do programa Empodera 60+, a Semuc realizou em fevereiro de 2025, um ciclo de visitas técnicas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com o objetivo de observar o funcionamento, registrar demandas e fortalecer vínculos institucionais, zelando pelos direitos das pessoas idosas residentes. No período, 260 pessoas idosas foram atendidas pela iniciativa.
No mês de junho de 2025, foi realizada a 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que reuniu cerca de 400 pessoas representantes de órgãos públicos, sociedade civil, conselhos e lideranças comunitárias.
Em continuidade ao atendimento às instituições, em outubro de 2025, também foi realizado o 1º Seminário de Capacitação de ILPIs, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) e com a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA-Ufal), que contou com 70 profissionais e cuidadores.
Também foram realizadas, com o apoio do Procon Maceió, ações que alertaram e informaram pessoas idosas sobre golpes, fraudes e finanças, assim como orientações jurídicas e de proteção de direitos. Foram atendidas 120 pessoas idosas.
Ações que incentivam o bem-estar, empreendedorismo e qualidade de vida da pessoa idosa também foram realizadas pela Semuc. O programa Valorizar é Cuidar, ofereceu serviços de saúde, beleza e bem-estar na orla da Ponta Verde, ao reunir um público estimado de 300 pessoas. A 1ª Feira da Longevidade, que celebrou o empreendedorismo após os 60+, reuniu mais de 700 pessoas nos dois dias de evento.
Pasta da Mulher
Por mais um ano, o cabine do Maceió sem Assédio esteve presente nos eventos e festividades públicas do município, como as prévias carnavalescas, com ações educativas de prevenção à violência contra a mulher e as cabines no Verão Massayó e São João Massayó, com profissionais especializados que acolheram e orientaram mulheres vítimas de assédio, em estado de embriaguez e busca ativa por crianças perdidas.
O programa também foi à orla marítima da cidade para capacitar ambulantes sobre como identificar um caso de assédio e como acolher uma mulher nessa situação. Ao todo, 59 vendedores foram capacitados com o objetivo de tornar a praia um local mais seguro.
Também foram realizadas ações de conscientização com motoristas de transportes coletivos com a campanha Corrida Segura. Durante três dias, 70 profissionais recebem orientações sobre como acolher as passageiras. Como parte da campanha, adesivos com informações sobre como procurar ajuda e denunciar casos de assédio estamparam 50 ônibus que circularam pela cidade, informando a população.
Ao longo de 20025, a Semuc também organizou ações de enfrentamento à violência contra a mulher, com foco no combate à violência doméstica. Foram realizadas 10 rodas de conversa, por meio do programa Salve Mulher, que impactaram a vida de 350 participantes. A iniciativa disseminou informação, fortaleceu o entendimento sobre direitos, orientou sobre canais de denúncia e desempenhou um papel fundamental na rede de proteção às mulheres.
Também por meio do programa, 44 mulheres em situação de violência doméstica foram encaminhadas para a realização do cadastro habitacional e 21 mulheres foram encaminhadas para a análise e possível concessão do Auxílio Aluguel Maria da Penha, fortalecendo a rede de proteção e garantindo acesso a políticas de moradia voltadas à segurança e dignidade das mulheres em situação de violência
O município de Maceió também fortaleceu programas de incentivo a mulheres que desejam investir no próprio negócio. Em 2025, foram lançados o terceiro e o quarto editais do Banco da Mulher Empreendedora. Ao todo, 1.500 mulheres foram impactadas diretamente, fortalecendo iniciativas de autonomia econômica e geração de renda.
Com o apoio do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) foi realizada a 3ª Feira da Mulher Empreendedora. O evento reuniu, ao longo de cinco dias, 38 participantes e movimentou mais de R$ 30 mil em vendas na capital alagoana.
Pessoas com Deficiência
Projetos como o Inclusão em Ação, que visam promover inclusão social e bem-estar de pessoas com deficiência, foram mantidos em 2025, reforçando o compromisso da gestão municipal com os cidadãos. O público-alvo inclui pessoas de todas as idades, com diferentes tipos de deficiência, e visa atender à diversidade de suas necessidades, proporcionando empoderamento, com a disseminação de informações sobre direitos, serviços de saúde adaptados e iniciativas para melhorar a autoestima e a autoconfiança. Ao longo de 2025, foram contempladas mais de mil pessoas.
O conhecido Camarote PCD voltou durante o Festival Verão Massayó e São João Massayó nas edições de 2025. Mais de duas mil pessoas aproveitaram os eventos com acessibilidade e inclusão, em um espaço com rampas de acesso, fones redutores de ruídos, totens em Braille, audiodescrição e outras iniciativas inclusivas. Para garantir o acesso ao evento, a Prefeitura de Maceió também disponibilizou uma Van acessível que fez a rota até o local das apresentações.
Visando empoderar e facilitar o acesso a direitos e serviços de pessoas com deficiências ocultas, o projeto Rede Girassol disponibilizou o Cordão de Girassol, sancionado pela Lei 14.624/2023. Em 2025, foram oferecidos 238 cordões.
Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania
Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]