Prefeitura consolida ações para combater a violência contra a mulher em Maceió

Programa Salve Mulher oferece apoio com foco em autonomia financeira, saúde e qualidade de vida

Amanda Vieira/ Secom Maceió 10/10/2025 às 09:00
Prefeitura consolida ações para combater a violência contra a mulher em Maceió
Luciana Brito é uma das beneficiadas do Programa Salve Mulher. Foto: Semuc

O dia 10 de outubro celebra a Luta contra a Violência à Mulher. A data tem como objetivo incentivar a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema. Em Maceió, o combate vem sendo realizado com programas inovadores, a exemplo do Salve Mulher, que é promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), que apóia a mulher em diversos aspectos.

O Programa Salve Mulher surge como uma resposta essencial à alarmante crise de violência contra as mulheres, com o objetivo de promover políticas de igualdade de gênero e de enfrentamento à violência, especialmente no âmbito doméstico.

A coordenadora-geral de Enfrentamento à Violência e Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência, Mariana Alves, conta que o Salve Mulher se consolidou como o “programa-mãe” da pasta da Mulher, servindo de base para várias ações desenvolvidas pela Semuc.

Foi a partir dele que nasceram importantes projetos e novos programas, como o Maceió sem Assédio, o Empodera Mulher na Comunidade, o Emprega Mulher, além de ações criadas e executadas durante a Campanha do Agosto Lilás, entre outras que são voltadas para apoiar mulheres.

O Salve Mulher é um programa completo, que atua de forma integrada nas diversas fases da violência contra a mulher. No eixo da prevenção, destaca-se com o Maceió sem Assédio, através das blitz educativas. Tem ainda as capacitações nos estabelecimentos comerciais e para os ambulantes e a Cabine de Acolhimento, presente em eventos e festividades de grande porte.

No eixo da autonomia financeira, há o Emprega Mulher, a Feira da Mulher Empreendedora, a priorização de mulheres vítimas de violência doméstica no Banco da Mulher Empreendedora, dentre outras ações que fortalecem o acesso a oportunidades e à independência econômica.

“Essas e outras frentes demonstram a importância de políticas públicas que enxerguem a mulher em sua totalidade e em todas as suas necessidades. Afinal, quando uma mulher sofre violência, ela não precisa apenas de acolhimento e orientação, ela precisa ter garantido o acesso pleno a todos os seus direitos”, ressalta Mariana.

A agente de saúde e ambulante Luciana Brito, vítima de violência doméstica durante um ano e sete meses, é uma das beneficiadas do programa. Ela frisa que o apoio do Salve Mulher foi essencial na sua libertação, onde teve acompanhamento psicológico, capacitação e orientações diversas sobre empreendedorismo, pois ela também trabalha comercializando produtos na praia, nos fins de semana.

"Muitas coisas que eu aprendi, eu passo para as pacientes que chegam aqui no meu trabalho e que também são vítimas. Tenho feito palestras sobre o tema, me tornei uma multiplicadora do assunto para ajudar outras mulheres. Quando você está em uma situação de violência, a solidão é muito grande. A gente sempre acredita que ninguém vai poder ajudar. Quando eu participei do programa, vi que não estava sozinha, que muitas mulheres passavam pela mesma situação e fui tendo forças para sair", explica Luciana.

Confira o número de atendimentos realizados pelo Salve Mulher em 2025

  • São João Massayó: seis atendimentos na cabine de acolhimento;
  • Capacitação com os ambulantes: 59 participantes;
  • Empodera Mulher na comunidade: 386 mulheres atendidas;
  • Rodas de conversas: 150 pessoas em seis eventos;
  • Encaminhamentos para habitação: 42 atendimentos;
SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]