Nova turma do Emprega Mulher conta passagem de ônibus gratuita

Ao todo, 70 mulheres serão capacitadas com os cursos de assistente administrativo, operador de caixa e confeitaria

Michaelle Pereira (estagiária)/ Secom Maceió 26/03/2024 às 16:30
Nova turma do Emprega Mulher conta passagem de ônibus gratuita
Célia Gomes considera a tarifa de ônibus gratuita um incentivo para finalizar o curso. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

O Emprega Mulher iniciou mais uma turma de capacitação no Senai Poço para inserir mulheres no mercado de trabalho. Nos próximos dois meses, 70 mulheres serão capacitadas nos cursos de assistente administrativo, operador de computador e confeitaria. As aulas iniciaram na última segunda-feira (25).

A iniciativa da Prefeitura de Maceió visa capacitar profissionalmente mulheres que estão em vulnerabilidade social. Mais de 800 participantes já foram contempladas com formações em diversas áreas, sem custos e ainda com gratuidade nas tarifas de ônibus para possibilitar o trajeto até o local do curso. 

Segundo Célia Gomes, que está fazendo o curso de assistente administrativo, a parceria entre a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e a Vamu Mobilidade é essencial para a sua permanência no curso. “Para mim, a passagem é tudo. Eu já me inscrevi em outros cursos antes e os custos com o transporte foram um dos motivos para eu desistir”, revela.

Célia cuida do filho de 10 anos e auxilia o marido, uma pessoa com deficiência. Para ela, reduzir o orçamento mensal para investir em um curso não é uma opção. “Se eu fosse tirar do meu orçamento, quanto ia sobrar por mês? Para a gente que é mulher e mãe, temos a necessidade de pensar no filho, em comprar um lanche ou alguma outra necessidade. Então, eu sempre penso: não vou gastar comigo esse mês”, reforça. 

Célia afirma que após finalizar o curso pretende utilizar o conhecimento adquirido para empreender com o seu marido em um negócio de órteses e próteses e assim traçar um novo futuro. 

Além da capacitação, o programa visa promover o empoderamento feminino e a autonomia financeira e econômica, incentivando a inserção das mulheres no mercado de trabalho no município de Maceió.

“Também temos parceria com o Sine, para que essas mulheres saiam dos cursos não só com os currículos prontos, mas também tenham preferência nas empresas que já são parceiras da Prefeitura de Maceió”, afirma a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes. 

Os cursos estão sendo ministrados no Senai Alagoas e segundo o gerente da unidade Poço, Welton Barbosa, os cursos ministrados são extremamente fundamentais em todas as empresas e possibilitam a chance da mulher empreender, ampliando suas possibilidades. 

“Vemos cada vez mais a necessidade de inserir as mulheres no mercado de trabalho, que em virtude das dificuldades do dia a dia não conseguem investir em si mesma”, afirma. 

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br