Mercado das Artes recebe exposição “Celebrando a Diversidade — Cores da Inclusão”

Abertura nesta quinta-feira, às 11h: totens fotográficos retratam pessoas com deficiência; visita dos PCDs às suas imagens

Matheus Bomfim (estagiário)/Secom Maceió 02/09/2025 às 12:35
Mercado das Artes recebe exposição “Celebrando a Diversidade — Cores da Inclusão”
Inclusão social de pessoas com deficiência. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió

A Secretaria Municipal da Mulher, PCD, Idosos e Cidadania(Semuc) convida a imprensa e a população para a abertura da exposição Celebrando a Diversidade — Cores da Inclusão, que será realizada nesta quinta-feira, às 11h, no Mercado das Artes. A mostra apresenta totens com fotografias de pessoas com deficiência(PCDs) e propõe um diálogo sobre representatividade, acessibilidade e protagonismo cultural.

A cerimônia de abertura contará com a apresentação da exposição e, em seguida, a visita dos próprios retratados aos totens que os representam — um momento pensado para dar visibilidade e reconhecimento às histórias por trás das imagens.

A secretária da Mulher, Sarah Nunes, falou sobre o significado da mostra. “A exposição Celebrando as Diversidades – Cores da Inclusão é um convite para enxergarmos a força transformadora da diversidade. Cada fotografia retrata não apenas a arte e o talento das pessoas com deficiência, mas também suas histórias de coragem, criatividade e superação", disse.

Para a secretária, mais do que admirar as imagens, o público é provocado a refletir sobre a importância da acessibilidade, da representatividade e da quebra de barreiras que ainda limitam a plena participação social.

"Ao dar visibilidade a artistas e personalidades com deficiência, reafirmamos nosso compromisso em construir uma cidade mais inclusiva, justa e acolhedora, onde todos e todas tenham espaço para expressar seu potencial", acrescentou Sarah Nunes.

Para a titular da Semuc, a diversidade é uma riqueza coletiva e que, quando respeitada e celebrada, fortalece os laços que unem a humanidade. "Celebrar as diversidades é reconhecer que cada pessoa tem uma força única a contribuir. Quando derrubamos barreiras, construímos uma sociedade mais justa, humana e inclusiva, concluiu.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]