Maceió sem Assédio será levado às escolas de bairros com maiores índices de violência

O projeto piloto chegou ao CMEI Ana Carolina Galina, na Cidade Universitária, na última sexta-feira (26)

Michaelle Pereira (estagiária) - Ascom Semuc 29/05/2023 às 10:11
Maceió sem Assédio será levado às escolas de bairros com maiores índices de violência
Crianças foram apresentadas ao tema através de atividades lúdicas Foto: Jonathan Lins

A campanha Maio Laranja, mês de combate à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, levou ao CMEI Ana Carolina Galina o piloto do projeto Maceió sem Assédio Vai à Escola. O evento aconteceu sexta-feira, 26.

O CMEI, localizado no bairro Cidade Universitária, foi escolhido para a aplicação do piloto pelo alto índice de violência e abuso sexual naquela região. No entanto, a possibilidade de levar o projeto para outros CMEIs da capital está sendo estudada.  

“A ideia é que sejam atendidas duas escolas por mês. Os critérios para a escolha dessas escolas serão o índice de violência nos bairros e as ocorrências de casos de assédio ou abuso sexual dentro das escolas”, afirma Natércia Lopes, coordenadora Geral de Centros de Núcleos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Durante o evento realizado no CMEI da Cidade Universitária, crianças de até cinco anos foram apresentadas ao tema de forma lúdica, através de músicas, brincadeiras e histórias. Para a coordenadora pedagógica Ruth Caloete, essa forma de abordagem é fundamental para que as crianças se apropriem desta temática e compreendam a mensagem que está sendo transmitida. 

A coordenadora também reforça a importância de o profissional se adaptar à linguagem da criança para compreender quando ela tenta contar algo. “A capacitação que o profissional deve ter é o olhar e a escuta sensível. Quando a criança conta algo de uma forma lúdica, a gente precisa elaborar através de desenhos, para chegar ao nível dessa criança", explica. 

O Maceió sem Assédio é uma iniciativa da Prefeitura para lutar contra  a violência sexual sofrida por mulheres. Referência para outros estados, o projeto está sendo ampliado nacionalmente, sendo uma importante ferramenta para conscientizar e coibir todos os tipos de violência sexual, redirecionando agora o seu foco, também, para crianças e adolescentes. 

Abordagem lúdica ajuda crianças na compreensão do tema
Abordagem lúdica ajuda crianças na compreensão do tema
Maceió sem Assédio será levado às escolas de bairros com maiores índices de violência
SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br