Maceió sem Assédio garante segurança e respeito às mulheres no primeiro dia de festas juninas

Iniciativa funciona em cabines com uma equipe multidisciplinar que faz acolhimento e atendimento às vítimas de violência

Michaelle Pereira (estagiária)/Ascom Semuc 09/06/2023 às 16:00
Maceió sem Assédio garante segurança e respeito às mulheres no primeiro dia de festas juninas
Campanha contra o assédio às mulheres é intensificada nas festas juninas. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

O público que compareceu ao polo Jacarecica no primeiro dia dos festejos juninos de Maceió aproveitou os shows em segurança. O projeto Maceió sem Assédio, implementado com êxito em 2022, está de volta para conscientizar a população e coibir a violência, sobretudo contra as mulheres.

Maceió foi a primeira capital brasileira a colocar em prática uma ação semelhante ao projeto “No Callem”, que capacita estabelecimentos como bares, restaurantes, casas de shows, além de organizações de eventos, a oferecerem o acolhimento humanizado a mulheres vítimas de assédio ou outro tipo de violência sexual.

Secretária destaca ações educativas e atendimento no combate à violência contra a mulher. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Secretária destaca ações educativas e atendimento no combate à violência contra a mulher. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Para o público feminino, o projeto Maceió sem Assédio representa uma garantia a mais de segurança, para que possam aproveitar os shows e se divertir, conforme ressaltou a secretária da Mulher, do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Cidadania de Maceió, Ana Paula Mendes.

"Todos os polos do São João de Maceió terão ações educativas e também atendimento no combate à violência contra a mulher, durante toda a festa, todo o horário”, frisou a secretária.

Cada um dos sete polos de festa contará com uma equipe preparada para instruir e conscientizar a população sobre como acolher mulheres em situação de vulnerabilidade ou que tenham sofrido algum tipo de violência.

A Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), será responsável pela divulgação do protocolo de acolhimento seguro e humanizado.

As equipes farão os atendimentos dentro de uma cabine, que começa a funcionar às 19h e permanece à disposição do público até o final da festa.

“O Maceió sem Assédio é um projeto essencial para incentivar a discussão e conscientização contra todos os tipos de violências sexuais contra as mulheres. Estaremos disponíveis durante todo o evento com uma equipe multidisciplinar para acolher e garantir uma festa mais segura para todas as mulheres que se sentirem vulneráveis”, assegurou Ana Paula.

O Maceió Sem Assédio se tornou uma referência nacional e já se tornou exemplo para cidades e capitais de outros estados, como Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br