Gratuidade em transporte e outros benefícios garantem direitos dos idosos

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Prefeitura de Maceió reforça compromisso com população que passou dos 60 anos

Michaelle Pereira (Estagiária) - Ascom Semuc 15/06/2023 às 10:30
Gratuidade em transporte e outros benefícios garantem direitos dos idosos
Prefeitura oferece embarque gratuito nos ônibus da capital entre outros serviços Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado neste dia 15 de junho, a Prefeitura de Maceió demonstra seu compromisso com a qualidade de vida dos idosos através de investimentos significativos em programas e políticas específicas. Reconhecendo os desafios enfrentados e a importância de promover um ambiente seguro e saudável para essa parcela da população, a administração municipal implementa medidas que visam garantir bem estar e qualidade de vida para quem é idoso e vive em Maceió.

A gratuidade no transporte público municipal é dos benefícios garantidos por lei e oferecidos pela Prefeitura de Maceió. Para ter acesso, os maceioenses com idade igual ou superior a 65 anos precisam do Cartão Vamu Sênior. O documento é emitido pela Vamu Mobilidade, localizada na Rua Buarque de Macedo, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para fazer o cartão é necessário apresentar RG, CPF e um comprovante de residência (em Maceió) com no máximo três meses de emissão. 

O Cartão do Idoso, emitido através da Secretaria de Assistência Social (Semas), é o Cartão do Idoso, oferece acesso gratuito a passagens intermunicipais ou interestaduais para pessoas acima de 60 anos. Para solicitar o documento, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O documento deve ser emitido no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), que funciona na Rua Amazonas, Nº 90, no bairro do Prado, em frente à Praça da Faculdade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Dentro do município os idosos também podem emitir um credenciamento para vagas de estacionamento prioritárias. A credencial é emitida gratuitamente pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). Basta ir a um dos postos de atendimento da DMTT e apresentar o RG, CPF e comprovante de residência da cidade de Maceió, com até três meses de emissão, e realizar o cadastro. O idoso recebe uma credencial que, ao estacionar em uma vaga de estacionamento reservada para idoso, deve ser deixada em local visível dentro do veículo.  

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br