Festas de São João de Maceió contarão com ações de acessibilidade para público PCD

Ações serão organizadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania para garantir que a festividade seja mais acessível a todos

Michaelle Pereira (estagiária)/Ascom Semuc 06/06/2023 às 08:57
Festas de São João de Maceió contarão com ações de acessibilidade para público PCD
Festas contarão com diversas ações para pessoas com deficiência, como camarote exclusivo Foto: Allison Frazão

A cidade de Maceió está em contagem regressiva para as festas de São João, que prometem encantar moradores e turistas com muita música, dança e tradição. E para tornar essa celebração ainda mais inclusiva, a Prefeitura de Maceió anunciou uma série de ações de acessibilidade voltadas para pessoas com deficiência (PCD).

Durante as festas, que ocorrerão nos diversos polos espalhados pela cidade, as seguintes ações estarão disponíveis para garantir a participação plena de todos. Para se inscrever é só acessar o link aqui.

  • Equipe de apoio para PCD: Profissionais capacitados estarão presentes em cada polo, prontos para oferecer assistência e orientação aos participantes com deficiência, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor.

  • Camarote inclusivo e front stage: O polo do Jaraguá contará com um camarote inclusivo para PCD e front stage nos demais polos.

  • Sinalização facilitadora: Serão instaladas sinalizações especiais nos polos, indicando rotas acessíveis, áreas de descanso e locais adaptados. Essa medida visa auxiliar e orientar as pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências visuais, garantindo que elas possam desfrutar plenamente das festividades.

  • Fones redutores de ruído: Em pontos estratégicos nos polos, serão disponibilizados fones redutores de ruído, proporcionando maior conforto auditivo para as pessoas que necessitam de um ambiente menos ruidoso.

  • Banheiros acessíveis: Serão oferecidos banheiros acessíveis em todos os polos, equipados com estrutura adequada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo, garantindo uma experiência agradável durante as festas.

  • Totens informativos: Totens informativos em braile e QR Code com áudiodescrição estarão presentes nos polos, fornecendo informações relevantes para pessoas com deficiência visual e cegos. Esses totens estarão estrategicamente posicionados, facilitando o acesso às informações sobre a programação do evento, atrações, serviços e outras orientações importantes.

A secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes, ressaltou a importância dessas ações para promover a inclusão e igualdade de acesso. "Estamos comprometidos em garantir que todos os cidadãos possam desfrutar das festas de São João em Maceió, independentemente de suas limitações. Com essas medidas de acessibilidade, queremos proporcionar uma experiência inclusiva e memorável para todos os participantes."

As ações de acessibilidade promovidas pela Prefeitura de Maceió reforçam o compromisso com a igualdade de direitos e a promoção da inclusão social. A expectativa é que as festas de São João sejam marcadas pela diversão, integração e participação plena de todas as pessoas.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br