Escola do Benedito Bentes recebe roda de conversa do programa Dignidade Menstrual

Ação visa promover os diálogos sobre a saúde feminina e desmistificar os dilemas sobre o tema

Emanuella Lima (estagiária)/Ascom Semed 20/04/2023 às 10:00
Escola do Benedito Bentes recebe roda de conversa do programa Dignidade Menstrual
Alunos participam de roda de conversa sobre a menstruação. Foto: Nana Barros/Gabinete da Mulher

Com o objetivo de combater o estigma e a vergonha associados à menstruação, promover a igualdade de gênero e a saúde feminina, as equipes pedagógica e de assessoras do programa Dignidade Menstrual e do Gabinete da Mulher foram até a  Escola Municipal Santo Antônio, no bairro Benedito Bentes, para realizar uma roda de conversa e desmistificar alguns temas acerca do assunto. 

O programa, que completou seu primeiro ano neste mês de abril, realiza a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes de 10 a 50 anos, matriculadas na rede pública municipal de ensino. Atualmente, a iniciativa contempla 12 mil estudantes.

De acordo com a assessora técnica do programa, Aline Machado Nunes, a conversa foi ministrada com uma equipe mista, na qual os principais assuntos abordados foram o ciclo menstrual; alimentação adequada para o período; mitos e verdades; fatores emocionais e abuso sexual. 

Os alunos que participaram da roda de conversa são do 5° ano do Ensino Fundamental, entre eles está Maria Ysabel, 11 anos. “A roda de conversa serviu para a gente aprender mais”, disse.

Já Adrian Riquelme Santana de Lima, 10 anos, foi bem atencioso ao apontar que a conversa o ajudou a entender sobre os cuidados com as meninas. “Acho importante saber sobre a menstruação para que eu possa ajudar alguém quando isso acontecer e também para não deixar que os meninos fiquem zoando as meninas”, revelou. 

A assistente social da unidade de ensino, Terezinha Bernardo de Melo, ressaltou a importância de abordar temas como esse dentro da escola. “Acho muito importante, porque desmistifica muitas crendices sobre a menstruação. Muitas vezes, esses alunos não têm essas conversas em casa. É essencial, que a escola participe desse processo”, frisou. 

A diretora escolar, Marta Santos, ressaltou que muitas vezes as pessoas não se atentam ao tratamento com as mulheres, mas que a partir desses diálogos, um novos comportamentos podem surgir. “Acho importante, porque abre para eles um olhar sobre o tratamento das mulheres, em casa, na escola. Assim, os alunos passam a ter uma visão mais ampla sobre a violência contra a mulher. Acho muito importante essa valorização”, pontuou. 

Aline ainda explicou que o programa atua para incentivar que as alunas possam frequentar as aulas regularmente, ao garantir o direito à educação e à saúde.  “O foco do programa é não haver infrequência das estudantes por falta de absorventes, possibilitando assim maior aprendizagem e contribuindo também para o desenvolvimento saudável destas alunas”, concluiu.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br