Comitê discute implantação de ações antirracistas em projetos desenvolvidos em residenciais
Iniciativa visa incluir pauta antirracista nas ações sociais já desenvolvidas
O Comitê de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió discutiu, na tarde desta segunda-feira (4), a implantação de ações antirracistas, nos projetos sociais desenvolvidos em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. As atividades devem ser executadas nos residenciais Oiticica 1 e 2, no Benedito Bentes. O Parque da Lagoa, que já teve suas unidades sorteadas, também deve ser contemplado.
“Quando a Prefeitura de Maceió agrega estas ações e une todos os atores envolvidos e com a formação de redes, a luta antirracista ganha força. A proposta é reforçar os valores institucionais, em prol da equidade”, disse Arísia Barros, coordenadora-geral da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e presidente do Comitê.
Todos os residenciais do Minha Casa Minha Vida depois de entregues já possuem projetos sociais a serem executados para os moradores, como explica Adriana Leite, assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab) e membro do Comitê. “Já existem recursos federais destinados a isto e vamos executando os projetos. No Oiticica, já estamos em andamento e, em breve, teremos também no Parque da Lagoa”, disse.
Adriana destacou que estes projetos trabalham nos eixos geração de renda, ambiental, mobilização comunitária e gestão de condomínio. “A ideia, a partir de agora, é incluir a pauta antirracista nestas ações, que vamos levar para estas comunidades”, acrescentou.
Girlene Passos e Karoline Lamenha, assistentes sociais da Semhab, também participaram da reunião.
Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania
Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]