Cidade da Pessoa Idosa realiza jantar natalino para acolhidos
Idosos se emocionaram com apresentações de coral e violino com músicas natalinas
Idosos da Cidade da Pessoa Idosa tiveram nessa quinta-feira(18), uma noite especial com jantar natalino e apresentações de coral e violino. O evento aconteceu na praça Ciro Acioly, na Ponta Grossa, em frente a unidade de acolhimento, reunindo, acolhidos, familiares, profissionais e também moradores e crianças que residem nas imediações.
Os idosos ficaram bastante emocionados com o coral do Grupo Mensagem da Assembleia de Deus do Farol e do Grupo Anjos de Deus da Igreja Católica com apresentação de violino.
Dona Marisa, 64 anos, ficou bastante emocionada. “Sou muito sincera e aqui, como sempre, tudo que é organizado por todos vocês aqui do abrigo, é maravilhoso. A gente está passando pela época Natal e é uma fase onde a gente às vezes fica triste, de ter pessoas que não têm parentes, e que precisam de carinho, de amor. O evento de ontem, a nossa confraternização, foi maravilhosa. Eu me emocionei bastante, porque o Natal pra mim é uma festa assim, onde a gente se une, se confraterniza, onde a gente conversa, para mim é maravilhoso”, falou a idosa.
Seu Dionísio, 76 anos, gostou muito da confraternização de Natal.” Eu me senti bem, foi um momento muito importante para a gente. Foi ótimo muito, muito, bonito. Parabenizo o pessoal da secretaria e do coral que participou, e a coordenadora do abrigo. e a todos que se empenharam no serviço prestado à comunidade”, disse o acolhido.
Segundo a coordenadora da Cidade da Pessoa Idosa, Djane Pacheco, esse momento foi escolhido para celebrarem o Natal juntos. "Ficamos felizes em realizar esse jantar natalino para os nossos idosos. É um momento de fortalecimento de vínculos familiares e do sentimento de pertencimento. Agradeço ao empenho de todas as secretarias envolvidas como a SMS e a Semuc , neste trabalho, multi setorial e, em especial, ao secretário Fernando Davino, à frente da Semdes, pelo apoio, direto e irrestrito, que vem dando aos diversos serviços desta Casa", pontuou.
Cidade da Pessoa Idosa
A Cidade da Pessoa Idosa fica localizada na Praça Ciro Acioly, no bairro da Ponta Grossa, e acolhe idosos a partir dos 60 anos que tiveram seus direitos violados, vínculos rompidos ou negligenciados pelas famílias. O equipamento é um local para residência permanente, com atendimento 24 horas para a pessoa idosa.
O espaço conta com 14 dormitórios, sala para atendimento em saúde, sala para enfermagem, elevador com acessibilidade para garantir a segurança articular dos idosos e um espaço de convivência para promover o fortalecimento de vínculos afetivos e de estreitamento de laços entre os assistidos. A casa conta com cuidadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, e equipe administrativa e de serviços gerais.
Os encaminhamentos para a unidade são realizados através da Rede de Proteção à Pessoa Idosa por meio de denúncias recebidas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social/Centro de Referência em Assistência Social que serão avaliadas por equipes socioassistenciais e de saúde para definir as estratégias para cada caso. A institucionalização segue a política do Sistema Único de Assistência Social(Suas), que define a entrada nos acolhimentos como último recurso.
Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania
Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]