Centro de Referência Terezinha Ramires vai acolher mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência
Local será reaberto no PAM Salgadinho para auxiliar na restauração da saúde física, social e mental
O Centro de Referência Drª Terezinha Ramires será reaberto em breve e transformado em um espaço de atendimento para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Voltado para a assistência integral das vítimas, o espaço está localizado no PAM Salgadinho, e contará com uma equipe multiprofissional para auxiliar na restauração da saúde física, social e mental.
O espaço acolherá vítimas de violência que chegarem por demanda espontânea ou encaminhamento de algum serviço ou instituição. O atendimento ocorrerá em quatro fases: 1° - acolhimento e informações gerais; 2° - diagnóstico inicial e encaminhamento; 3° - diagnóstico aprofundado e atendimento; e 4° - monitoramento do atendimento.
A equipe de atendimento será formada por profissionais especializados em acolhimento humanizado, com conhecimento multidisciplinar, e conterá com psicólogas, médicas, advogadas, assistentes sociais e educadores que unirão esforços para acolher, tratar e recuperar as vítimas.
“A grande diferença do Centro de Referência é o acompanhamento contínuo com o psicólogo, que atende de forma humanizada a vítima do momento que chega até depois que ela volta reabilitada para a sociedade”, afirma Rebeca Morais, coordenadora de enfrentamento à violência contra a mulher.
O Centro de Referência segue em obras e, de acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), tem previsão de ser inaugurado ainda em 2023.
Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania
Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]