Carnaval de Maceió conta com primeira ala antirracista

"Racismo Não é Fantasia" contará com participação do Coletivo Mulheres Pretas e Periféricas

Michaelle Pereira (estagiária)/Ascom Semuc 08/02/2024 às 13:52
Carnaval de Maceió conta com primeira ala antirracista
Concentração acontece na Praça Sete Coqueiros, no domingo (11), a partir das 14h

No próximo domingo (11), a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) se une ao Bloco “Nêga Fulô”,  para realizar a primeira ala antirracista do Carnaval de Maceió. Foram convidadas para participar do desfile integrantes do Coletivo Mulheres Pretas e Periféricas. A concentração será na Praça Sete Coqueiros, a partir das 14h. 

A parceria acontece a partir do convite de Carlito Lima, um dos organizadores do bloco, que demonstrou interesse em unir forças à pasta de Igualdade Racial da Semuc para levar folia e conscientização contra os crimes de racismo e injúria racial. 

A ala “Racismo não é Fantasia” conscientizará a população sobre o ato errôneo de utilizar fantasias durante as festas para reproduzir estereótipos preconceituosos ligados a pessoas negras. 

“Essa pauta começa a ser trabalhada durante o Carnaval, a partir da prefeitura de Maceió. É importante porque vamos começar a congregar essas pessoas em torno do mesmo propósito: combater o racismo”, afirma Arísia Barros, coordenadora da pasta de Igualdade Racial.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br