4ª Conferência Municipal dos Direitos de PCDs discute melhorias na cidade

Evento reuniu sociedade civil e órgãos governamentais em busca de melhorias e reconhecimento de direitos

Michaelle Pereira (estagiária) - Ascom Semuc 29/10/2023 às 16:46
4ª Conferência Municipal dos Direitos de PCDs discute melhorias na cidade
Conferência aconteceu nesta sexta (27) e havia sido realizada pela última vez há oito anos/ Fotos: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Na última sexta-feira (27), a Prefeitura de Maceió promoveu a 4ª Conferência de Direitos da Pessoa com Deficiência no auditório da Uninassau. O evento foi uma iniciativa que reuniu instituições, órgãos governamentais e representantes da sociedade civil para discutir novas propostas visando melhorias na acessibilidade e inclusão na cidade.

Durante a conferência, foram aprovadas cinco propostas que serão apresentadas através de um relatório emitido pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Elas serão encaminhadas para a conferência estadual e, se aprovadas, serão selecionadas para apresentação no Conferência Nacional.

"A conferência é importante também para o reconhecimento dessa população. Grande parte da sociedade desconhece os direitos das pessoas com deficiência", afirmou Rady Lima, membro titular do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e integrante da comissão da conferência.

Para ele, o principal objetivo da iniciativa é "criar novas ferramentas para combater as dificuldades de acessibilidade enfrentadas pelas pessoas com deficiência, mas também, promover meios de incluir essa população na sociedade."

"Precisamos prestar atenção no acolhimento que é dado a essas pessoas, principalmente na parte de trabalho, porque a pessoa com deficiência não é inválida, é só dar a oportunidade que ela vai longe", destacou Rady Lima.

A bancada da conferência foi presidida por Aninha Tiburtino, membro do conselho municipal, e contou com a participação dos vereadores Olívia Tenório e Dr. Valmir, do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Francisco Nascimento, e da secretária da Semuc, Ana Paula Mendes.

"Esse momento é extremamente importante, daqui sairão propostas importantes, não só para a nossa cidade, mas também para o nosso estado e o Brasil", afirmou a secretária Ana Paula Mendes.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br