4ª Conferência da Pessoa com Deficiência acontece nesta sexta (27)

Em parceria com o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, iniciativa da Semuc visa promover o debate sobre direitos do público PCD

Michaelle Pereira (estagiária) - Ascom Semuc 23/10/2023 às 13:24
4ª Conferência da Pessoa com Deficiência acontece nesta sexta (27)
Conferência terá como tema central o "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo"

Visando discutir os direitos das Pessoas com Deficiência (PCD) em nossa sociedade, na próxima sexta-feira (27), acontece a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), localizada na Rua José de Alencar, 511, no bairro Farol. O evento terá como tema central o "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo".

Para participar basta clicar aqui e preencher o formulário. A iniciativa é patrocinada pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e organizada juntamente com o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

"O objetivo principal é debatermos as políticas públicas para a pessoa com deficiência, com uma abordagem ampla e agregadora, considerando a necessidade de interação e transversalidade das diferentes áreas", afirma a secretária da Semuc Ana Paula Mendes. 

A conferência reunirá instituições governamentais e população civil. Na ocasião, será possível apresentar propostas que visam assegurar o direito das pessoas PCDs em nossa sociedade. Serão escolhidas cinco propostas para serem levadas à Conferência Estadual, com a possibilidade de uma delas ser levada à Conferência Nacional. 

A discussão será  dividida entre os seguintes eixos:

  • Eixo I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência;

  • Eixo II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

  • Eixo III – Financiamento de direitos da pessoa com deficiência;

  • Eixo IV – Cidadania e acessibilidade;

  • Eixo V – Os desafios da comunicação universal.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br