1° Feira da Mulher Empreendedora é um sucesso com mais de 30 mil vendas

Evento já tem milhares de inscrições para as próximas edições

Michaelle Pereira (estagiária)/Ascom Gabinete da Mulher 14/03/2023 às 12:26
1° Feira da Mulher Empreendedora é um sucesso com mais de 30 mil vendas
Foram mais de 30 mil vendas durante os três dias de evento. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Com o intuito de motivar o empreendedorismo feminino do município de Maceió, a 1ª Feira da Mulher Empreendedora conquistou as marcas de mais de 30 mil vendas e milhares de inscrições para as próximas edições.

Durante os três dias do evento, que ocorreu no Marco dos Corais, de 10 a 12 de março, 32 empreendedoras de diferentes ramos apresentaram seus produtos e serviços para os milhares de visitantes que compareceram à feira.

A psicóloga Ana Luisa Carvalho fez parte do evento e ressaltou a importância das recentes oportunidades que a atual gestão tem concedido às mulheres.

"É de extrema importância acontecer um evento como esse, no qual as mulheres são reconhecidas, acolhidas e validadas. As mulheres sempre foram capazes, mas nunca tiveram oportunidade”, informou.

A feira faz parte da programação da Prefeitura de Maceió para o Mês da Mulher, que tem como campanha “Empreende Mulher: Ela acreditou. Foi lá e fez!". O evento visa  dar maior visibilidade ao empreendedorismo feminino da capital e reforçar a capacidade das mulheres de conquistarem a sua autonomia financeira. 

Uma das expositoras da feira, Fabiana Marques, é formada em contabilidade, mas resolveu deixar de vez a área após começar a investir em seu artesanato.

"É um desafio, ser mulher e começar a empreender não é fácil. Não é só dizer ‘vou deixar minha área’,  é aos poucos, mas ainda é um desafio”, destacou.

Apesar dos números positivos em relação às vendas, para Fabiana, as vantagens que a feira oferece ao empreendedorismo feminino vão além.

"Para a gente é uma grande oportunidade para divulgar o nosso local de trabalho. Tem gente que mora aqui a vida toda, mas ainda não conhece o Mercado do Artesanato”, alertou.

A loja de Fabiana fica no Mercado do Artesanato, um dos pontos turísticos e do comércio regional da cidade, sendo um braço forte para a economia de Maceió. Com mais de 280 lojas, a maioria dos empreendimentos do local é comandado por mulheres artesãs.

Novas Inscrições

Durante o evento, as empreendedoras interessadas se cadastraram para as próximas feiras. Bastava apresentar o CPF, RG, nome fantasia da empresa, comprovante de residência, telefone e MEI (Microempreendedora Individual).

“É muito importante a gente ter espaço para mostrar o nosso trabalho. Por isso resolvi aproveitar essa oportunidade, em que temos toda a estrutura e organização”, revelou a pintora Andreia Carina, que expõe seu trabalho em feiras na capital.

Além de Adreia, milhares de mulheres se inscreveram para participar das próximas edições da feira, que deverão ocorrer em diferentes pontos da cidade. 

Como uma ação de incentivo, o Sebrae Alagoas, esteve no local com uma equipe de apoio para prestar consultoria às empreendedoras e para cadastrar o MEI de mulheres interessadas em começar a empreender.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br