Turismo: ações de marketing colocam Maceió na vitrine das principais operadoras
Uma das principais frentes de atuação do Turismo de Maceió foram as ações promocionais e projetos inovadores de marketing digital, que posicionaram o destino na vitrine das principais operadoras do país. Por meio de parcerias firmadas pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) com as entidades do trade turístico, a capital alagoana foi destaque em diversas feiras e eventos nacionais e internacionais especializados. A pasta também realizou campanhas que tiveram impacto direto nas vendas de pacotes para o destino, como a Azul da Cor do Mar de Alagoas, com a Azul Viagens, e a Alagoas com a CVC, com a maior operadora de turismo da América Latina.
O trabalho comercial, que se estendeu às OTAs (agências online), como Decolar, Booking e Submarino Viagens, rendeu ao destino o primeiro lugar no ranking de faturamento da CVC, o mais vendido no Hiper Feirão Flytour (2018), além do crescimento anual de dois dígitos nas vendas de pacotes para Maceió na Azul Viagens. Aliado a isso, a Semtel foi pioneira em um programa de press trips com influenciadores digitais nacionais e internacionais e jornalistas especializados. Esse trabalho colocou o destino nas capas da Azul Magazine, revista de bordo distribuída em todos os voos da companhia Azul Linhas Aéreas, e da Folha de S.Paulo, o maior jornal de circulação do país.
Projetos inovadores de marketing foram apresentados a mercados emissores estratégicos em um extenso calendário de eventos, como Festuris Gramado, ABAV Expo, World Travel Marketing (WTM), Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Festival das Cataratas, Aviesp, Feirão Flytour e Convenção Schultz, e obtiveram destaque significativo entre expositores e demais players do setor, bem como nas mídias especializadas.
De acordo com o gestor da Semtel, Jair Galvão, todas essas ações de marketing foram determinantes para elevar a posição de Maceió, que se tornou o mais procurado entre os destinos brasileiros. “Nos últimos oitos anos, a Prefeitura de Maceió realizou um trabalho consistente de divulgação dos nossos atrativos turísticos com foco em projetos digitais inovadores e acessíveis, que promovessem o destino tanto no mercado nacional quanto no internacional. Tour em realidade virtual, plataformas digitais, campanhas promocionais, press trips e uma série de outras ações foram determinantes para que Maceió alcançasse lugar de destaque e se mantivesse nas vitrines comerciais como um dos melhores destinos turísticos do Brasil”, avaliou o gestor.
Confira abaixo alguns dos principais projetos desenvolvidos durante a gestão:
Experimente Maceió
Lançado em 2015, o Experimente Maceió é o primeiro programa de marketing digital de Maceió e a principal ferramenta promocional do destino no meio digital, com o maior número de seguidores entre as páginas de divulgação de Alagoas. Por meio de diferentes plataformas, como o site (www.experimentemaceio.com.br), perfis nas redes sociais Instagram e Facebook, canal de vídeos no Youtube e Flickr o projeto aproxima os turistas dos atrativos da cidade e promove os diferenciais do destino em várias partes do Brasil e do mundo, com conteúdos distribuídos para hotéis, agências, operadoras e parceiros comerciais também via Whatsapp. Com um gerenciamento interno e grande alcance de público, o Experimente Maceió passou a englobar projetos inovadores, como o Maceió 360º, tour virtual e o Maceió Até Você, além das publicações diárias nas redes sociais, blog com dicas de roteiros, experiências, ações e eventos do calendário turístico e a disponibilização de serviços como tábua de marés, catálogo de praias, museus, meios de hospedagem e bares e restaurantes.
Maceió Até Você
A campanha Maceió Até Você é uma ação promocional que surgiu no início da pandemia como uma alternativa ao isolamento social e à suspensão das viagens em todo o mundo. O projeto consiste em uma plataforma multimídia que leva simulações das experiências turísticas de Maceió às pessoas em casa e aproxima a capital alagoana dos viajantes que precisaram adiar a estada ou planejam conhecer o destino em outro momento. Por meio do site www.experimentemaceio.com.br/maceioatevoce, os visitantes podem fazer passeios pelos principais pontos turísticos da cidade por meio da realidade virtual, montar roteiros, ouvir músicas de artistas locais, assistir filmes alagoanos e ler obras literárias, além de acompanhar o monitoramento da atividade turística no destino a partir do atual cenário. A plataforma foi pioneira no mercado turístico e ganhou visibilidade na mídia nacional.
Maceió 360º e tour virtual no Google
Um dos mais inovadores projetos de marketing turístico do Nordeste, o Maceió 360º ganhou destaque no mercado nacional. Composto por um vídeo em realidade virtual e uma galeria de fotos em 360º inserida no Google Street View, o material audiovisual oferece suporte à divulgação e comercialização do destino, bem como às capacitações de agentes de viagem e operadores turísticos. O conteúdo, disponível no site, Facebook e Youtube do Experimente Maceió, foi amplamente utilizado nas ações realizadas pela Semtel como uma importante ferramenta de argumentação de venda e captação de eventos para a cidade.
Press trips e Famtours
A Prefeitura de Maceió foi pioneira no estado com as press trips com influenciadores digitais nacionais e internacionais. Além de dezenas de famtours com as principais operadoras do país, tiveram destaque as press trips realizadas com influenciadores argentinos e uruguaios, em parceria com o portal de turismo argentino Intriper; com jornalistas da Folha de S. Paulo, que renderam, por duas vezes, as capas do Caderno de Turismo do jornal impresso e digital do veículo; com a Azul Magazine, revista de bordo da Azul Linhas Aéreas, que estampou Maceió em matéria especial de capa em todos os voos nacionais e internacionais da companhia, além da versão online, com dois milhões de acesso por mês; com jornalistas de diversos portais especializados durante a Convenção Schultz; e com os influenciadores digitais dos projetos Num Pulo e We Love, voltados exclusivamente para o turismo. Ao todo, as ações impactaram mais de 10 milhões de potenciais viajantes.
Chatbot/Automação Digital
Para facilitar o acesso dos turistas a informações sobre os principais atrativos da capital alagoana, a Semtel promoveu a automação digital (chatbot) das plataformas promocionais online do destino Maceió. O projeto reduz tempo e custos com atendimento, garante maior engajamento e gera dados analíticos. Para acessar o serviço, o usuário clica no ícone fixo no canto inferior direito na página inicial do site Experimente Maceió ou na página do plataforma no Facebook e recebe informações diretas por meio de uma caixa de mensagens. O projeto insere a capital alagoana na Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e no Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas, sendo mais um diferencial competitivo frente a outros destinos.
Ações comerciais
A Semtel conduziu diversas ações com parceiros comerciais que posicionaram o destino Maceió como um dos mais procurados pelos turistas no mercado nacional. Exemplo disso foi a campanha Azul da Cor do Mar de Alagoas, ação itinerante realizada em parceria com a Azul Viagens entre 2015 e 2020, que contou com a participação de milhares de agentes de viagens em 36 lojas espalhadas pelo Brasil e foi responsável pelo aumento de dois dígitos nas vendas da operadora para a capital a cada ano. Já a campanha Alagoas Com a CVC, promoveu famtours, roadshows e mídias online e offline junto a master franqueadas e centenas de lojas em mercados estratégicos.
Campanhas promocionais
Diversas campanhas e vídeos promocionais foram promovidos pela Semtel ao longo da gestão, como o Experimente Maceió; Natal dos Folguedos; Papai Noel de Férias em Maceió; Experimente o Incrível, Experimente Maceió; Maceió 360º Uma Viagem Virtual; Maceió Sua Cidade Resort; Maceió Capital do Réveillon; Fuja Do Frio, entre outras. Além de impulsionar as vendas, as campanhas da Prefeitura de Maceió elevaram o posicionamento do destino no meio digital e facilitam o acesso dos viajantes a informações turísticas.
Cláudia Leite (estagiária) / Ascom Semtel
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