Prefeitura investe em segurança sanitária, estruturação e qualificação turismo em Maceió

Controle da pandemia, ações estruturantes e de qualificação foram os principais eixos de atuação em 2021

Cláudia Leite / Ascom Semtel 30/12/2021 às 12:00
Prefeitura investe em segurança sanitária, estruturação e qualificação turismo em Maceió

Desde o início da gestão, o Turismo de Maceió foi colocado como uma das principais pautas de atuação do prefeito JHC. Com o cenário imposto pela pandemia, o setor - que movimenta mais de cinquenta cadeias produtivas - contou com investimentos em segurança sanitária, obras estruturantes, projetos de qualificação, promoção e ações estratégicas a serem implementadas nos próximos anos.

“Mesmo após um período difícil imposto pela pandemia, Maceió permanece como uma das cidades mais procuradas pelos viajantes. Isso é possível graças aos esforços do setor público em parceria com o privado, que não tem medido esforços para restabelecer o setor. A Prefeitura de Maceió vem dando exemplo de eficiência no controle da pandemia, com ações inovadoras e estratégicas de vacinação e fiscalização. Na estruturação, obras e projetos entregues por toda a cidade. Além disso, capacitação, ordenamento e ações de marketing, também foram os principais eixos de atuação da gestão municipal”, destacou a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patricia Mourão.

Foto: Itawi Alburquerque / Secom Maceió
Foto: Itawi Alburquerque / Secom Maceió

Segurança sanitária

A eficiência na vacinação e o controle da pandemia na capital são destaques nacionais. Hoje, Maceió conta com mais de 1,5 milhão de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas e isso reflete diretamente na escolha do destino pelos viajantes.

A Prefeitura de Maceió também foi pioneira na criação do “Selo Ambiente Seguro” - destinado a estabelecimentos onde todos os funcionários estão vacinados -, e na vacinação de turistas com o apoio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel, onde são realizadas ações volantes estratégicas onde há maior fluxo de pessoas. A capital também passou a ser reconhecida como destino turístico seguro, com o Selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), chancelado pela Organização Mundial do Turismo.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Estruturação

Entre os projetos com foco na estruturação do destino, destacam-se a entrega dos banheiros públicos da orla marítima. Com valor de investimento de R$ 410 mil, os banheiros foram construídos na Praia de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, locais onde se concentram maior fluxo de pessoas. Além disso, a revitalização de toda a extensão do calçadão e equipamentos esportivos das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca também foram determinantes para a competitividade da capital.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Além desses projetos encabeçados pela Semtel, a Prefeitura de Maceió também atuou em obras determinantes para a expansão e o fortalecimento do turismo. Entre as iniciativas que ganham destaque está a celeridade nas obras da “Rota do Mar”, que conta com um investimento em serviços de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação do Litoral Norte de Maceió e a revitalização dos Mirantes e praças da capital.

Émile Valões / Secom Maceió
Émile Valões / Secom Maceió

Qualificação, ordenamento e promoção do destino

A Prefeitura também iniciou capacitações, ordenamento dos passeios às piscinas naturais e regulamentação dos profissionais de jangadas da capital. Neste mês, já foram entregues mais de 150 certificados de capacitação aos condutores de embarcações da capital.

Treinamento sobre o destino Maceió com agentes de viagens e investidores de todo o Brasil e do mundo também foram determinantes para o posicionamento do destino nas principais operadoras de viagem. Neste ano, a capital participou da ExporDubai - uma exposição mundial para promover e debater alternativas e inovações tecnológicas -, e a 7ª edição da World Travel Market (WTM), um dos mais importantes eventos de turismo da América Latina. Maceió também realizou capacitações com empreendedores digitais da P2D Travel, startup presente no Brasil, em Portugal e no México.

Prefeito JHC participa da Expo Dubai e coloca Maceió no cenário mundial do turismo e negócios
Prefeito JHC participa da Expo Dubai e coloca Maceió no cenário mundial do turismo e negócios

A gestão do prefeito JHC também fortaleceu o segmento gastronômico, com apoio aos principais festivais de gastronomia, como o “Sabores de Alagoas” e o “Bar em Bar”. Fomentou, ainda, o segmento do Turismo de Negócios, com o apoio aos principais eventos esportivos, como o Circuito Mundial de Beach Tennis, “Macena Open de Beach Tennis”, a Confut Nordeste e o IronMan, que será realizado em 2022 em Maceió e deve reunir mais de cinco mil participantes.

Planejamento e descentralização do turismo “sol e mar

Focado principalmente na valorização da cultura dos bairros e seus atrativos, a Semtel deu início ao Projeto Turismo de Base Comunitária, uma das propostas do plano de governo da gestão municipal. A iniciativa, que está em fase de estudo técnico, é de criar pequenos roteiros e dar ênfase aos atrativos histórico-culturais nos bairros de Maceió. Até o momento, a Semtel realizou ações iniciais nos bairros do Jacintinho, Vergel do Lago (Orla Lagunar), Pontal da Barra e Jaraguá.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br