Prefeitura de Maceió promove trilhas ecológicas e capacitações durante a campanha "Somos Meio Ambiente"

Ação, que acontece nesta segunda-feira (5), no bairro Fernão Velho, faz parte da campanha dedicada à preservação do meio ambiente

Shelton Melo (estagiário)/Ascom Semtur 02/06/2023 às 13:53
Prefeitura de Maceió promove trilhas ecológicas e capacitações durante a campanha "Somos Meio Ambiente"
Trilhas ecológicas promovem preservação ambiental e estimulam o turismo de bairro na capital. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Para mobilizar a sociedade em defesa da preservação do meio ambiente e fortalecer o Turismo Ambiental, Cultural e de Aventura, a Prefeitura de Maceió vai realizar, nesta segunda-feira (5), das 8h às 12h, no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma trilha ecológica, no bairro Fernão Velho, para estudantes de turismo e outros participantes.

A ação está sendo organizada pela Secretaria de Turismo de Maceió (Semtur) e faz parte da campanha "Somos Meio Ambiente", dedicada à conscientização da preservação do meio ambiente durante o mês de junho. A iniciativa é o primeiro de três passeios que serão promovidos, em parceria com outras secretarias municipais. 

A proposta da trilha na rota Fernão Velho é refletir sobre o tema “Ecoturismo como forma de conscientização ambiental e valorização da cultura local”. O itinerário passará pela praça Gameleira, com destino ao Alto do Cruzeiro e ainda contará com visitas às lagoas Azul e Manguaba.

Já nos dias 16 e 22 de junho, das 8h às 12h, os passeios serão nos bairros Pontal da Barra e Ipioca. No Pontal, a temática abordada será “Artesanato e meio ambiente: Conciliando tradição e preservação”. Os estudantes terão a oportunidade de plantar mudas no mangue, visitar a vila dos pescadores, o bairro das rendeiras e a área de restinga na praia da Avenida.

Já em Ipioca, com a proposta “Economia criativa e sustentabilidade: o papel do artesanato e da gastronomia na promoção de práticas sustentáveis e inclusão social”. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de passear de barco no rio Mirim, visitar o Alto de Ipioca, o mirante da Sereia, Casa Nordeste, praia da Sereia e as casas de farinha com boleiras, que estão situadas no bairro Riacho Doce. 

Além da Semtur, participam da Campanha “Somos Meio Ambiente” as secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Esporte (Semesp), Infraestrutura (Seminfra), Comunicação (Secom), Educação (Semed), Saúde (SMS), Segurança Cidadã (Semsc), Desenvolvimento Social Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa), Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Autarquia Municipal de Iluminação (Ilumina) e as secretarias extraordinárias de Juventude e Lazer e Bem-estar Animal.

Divulgação da Campanha "Somos Meio Ambiente". Arte: Secom Maceió
Divulgação da Campanha "Somos Meio Ambiente". Arte: Secom Maceió
SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br