Orla de Pajuçara recebe série GPX Extreme de Triathlon neste final de semana

Competição acontece nos dias 25 e 26 e contará com participação de atletas de 11 estados brasileiros

Shelton Melo (estagiário) e Cláudia Leite/AscomSemtel 23/03/2023 às 09:44
Orla de Pajuçara recebe série GPX Extreme de Triathlon neste final de semana
GP Extreme e GP Sprint terão 6h e 2h de provas, nesta ordem. Programação começa no sábado, com realização do GP Running Sunset. Foto: Maivan Fernandez / Secom Maceió

Mais um megaevento esportivo vai dar visibilidade nacional a Maceió neste final de semana. Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), a capital alagoana recebe, no sábado (25) e no domingo (26), na orla de Pajuçara (Praça Multieventos), a 3ª etapa do GPX Extreme de Triathlon 2023, um dos percursos mais desafiadores de Triathlon nacional, que engloba disputa em três provas distintas: natação, ciclismo e corrida.  

A competição, que terá duração de 8h e é conhecida por exigir grande esforço físico e mental, contará com a participação de atletas de 11 estados brasileiros, principalmente da região Nordeste. São eles: Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, Roraima, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná e São Paulo.

De acordo com o  secretário-adjunto de Esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, o evento é tradição no calendário de eventos esportivos nacionais e acontece porque Maceió já se consolidou como o destino ideal para realização de grandes eventos esportivos. 

“Maceió é uma cidade inteligente e criativa quando o assunto é a realização de torneios que combinam meio aquático e infraestrutura urbana, como as praias de águas mornas e ciclovias, que são parte do circuito da prova, e são atração de turistas em toda orla da cidade. O GPX Extreme, mais uma vez, vai dar visibilidade à capital no âmbito esportivo, além de atrair de familiares dos competidores, que costumam também aproveitar os atrativos turísticos de Maceió, à medida que prestigiam a competição”, destacou Chicão. 

“Para nós é muito importante que Maceió seja sede do GPX Extreme, já que a cidade respira também Triathlon e recebe outros eventos esportivos nacionais. O evento é a principal prova do Nordeste, mas também temos provas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Então, a nossa intenção é internacionalizar a prova a partir de Maceió, fazendo, provavelmente, um link com Portugal e Espanha nas próximas edições”, revelou, Sandro Bernadoni, organizador geral do GP Extreme Series Brasil.

Programação

Neste sábado (25), das 16h às 1845h, será realizado o GP Running Sunset Maceió, corrida de participação e integração social, não exclusivamente focado em premiação. A disputa, de caráter mais lúdica e para quem pratica atividade física regular, terá 5 km. 

No mesmo dia, a organização da competição e a Federação Alagoana de Triathlon (Faltri), em parceria com a Prefeitura de Maceió, promoverá o Running Kids, corrida infantil com foco no incentivo à prática esportiva e promoção do bem-estar, para estudantes da rede municipal de ensino. A ação social beneficiará aproximadamente 100 crianças e jovens.

No domingo (26), os triatletas vão competir no GP Extreme e no GP Sprint Maceió, que terão 6h e 2h de provas, respectivamente. A largada da primeira série, a mais extensa, começa às 05h45 e contará com 1000m de Natação, 100km de Ciclismo e 10km de Corrida. A partir das 06h, acontece a segunda série. Serão 750m de percurso no mar de Pajuçara, 20 km pedalando e mais 5 km correndo. 

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br