Mais de 200 triatletas competiram no GPX Extreme de Triathlon na orla de Pajuçara

Competição contou com apoio da Prefeitura de Maceió e será realizada novamente na capital alagoana em 2024

Shelton Melo (estagiário) / Ascom Semtel 26/03/2023 às 18:04
Mais de 200 triatletas competiram no GPX Extreme de Triathlon na orla de Pajuçara
Do mar ao alsfalto de Pajuçara, atletas das categorias masculino e feminino competiram no GP Sprint e GP Extreme, nas modalidades ciclismo, natação e corrida. Foto: Maivan Fernadez / Secom Maceió

Maceió sediou mais um evento esportivo nacional de alto rendimento neste domingo (26). O GP Sprint e GPX Extreme de Triathlon 2023, percurso que engloba natação, ciclismo e corrida, e que exige estratégia e resistência física e mental dos atletas.

A competição aconteceu na Orla de Pajuçara e contou com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió. Vieram à cidade mais de 200 atletas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, Roraima, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná e São Paulo.

Natural de Recife, Juliana Mafra foi a primeira colocada. “Eu já sou triatleta, faço provas em Maceió e foi a primeira vez competindo no GP Extreme. O vento atrapalhou um pouco no mar e com a bike, mas gostei do meu desempenho e da organização”, disse.

“O esporte é uma das vocações econômicas de Maceió. Ao apoiar competições esportivas como o GPX Extreme, divulgamos os atrativos da cidade, temos meios de promover inclusão social à população mais carente, além de atrair turistas. Graças ao prefeito JHC, Maceió está se tornando a capital do esporte no Brasil”, ressaltou o secretário-adjunto de Esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento. 

Presidente geral do GP Extreme Brasil, Sandro Bernardini afirmou que a capital alagoana deverá receber mais competidores na próxima edição do evento.

“Maceió tem condições de receber, pelo GP Extreme, média de 300 a 500 atletas, e é essa nossa expectativa para os próximos anos. É uma cidade com todas as condições favoráveis. Então, já queremos negociar com a Prefeitura a data da próxima edição da competição, que deverá acontecer em abril ou maio de 2024”, revelou.

Já na categoria masculino, quem alcançou o lugar mais alto do pódio no GP Extreme foi o triatleta e professor de triathlon Edi Barbosa, de 40 anos. Natural de Natal, ele completou o percurso em pouco mais de 3h e trouxe 30 alunos para participar.

“Essa prova já estava no calendário há muito tempo. Então, me preparei para o desafio e já esperava condições desfavoráveis, como o vento, durante o percurso. No geral, fui bem, na medida certa. Acho que foi um dos melhores desempenhos da minha carreira Agora, é se preparar para o Ironman Brasil, que acontecerá em maio, em Florianolólis”, revelou.

Os três primeiros colocados do GP Sprint e os cinco primeiros do GPX Extreme, das categorias feminina e masculina, receberam medalhas e troféus na cerimônia de encerramento. Foram 8h de provas e a largada começou na Praça Multieventos.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br