Estudantes e turistas fazem passeio histórico-cultural por Maceió

Roteiro foi realizado nesta segunda-feira (3) em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Ascom Semtur 03/07/2023 às 18:10
Estudantes e turistas fazem passeio histórico-cultural por Maceió
Itinerário do passeio incluiu visitas a diversos pontos históricos e culturais de Maceió. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió

A Secretaria de Turismo de Maceió (Semtur) promoveu, nesta segunda-feira (3), um roteiro turístico em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A iniciativa, que teve como objetivo valorizar a herança cultural e diversificar, ainda mais, a oferta turística na capital, contou com a participação de estudantes de turismo e visitantes interessados em conhecer a história local.

O itinerário do passeio incluiu visitas a diversos pontos históricos e culturais da cidade, como o Monumento Ganga Zumba, localizado no bairro Cruz das Almas; a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Mercado 31, ambos no centro de Maceió. Além disso, os participantes conheceram o Centro de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Alagoas e apreciaram a Praça dos Palmares. 

O guia de turismo Antônio Lino, da Luck Receptivo, destacou a importância da iniciativa para promover o turismo em Maceió.

"Esse passeio promovido pela Semtur é importante para mostrar aos visitantes e aos alagoanos que a história tem sempre uma segunda versão. Foi possível conhecer mais a fundo um pouco das nossas verdadeiras raízes, da nossa história, do acervo da herança cultural afro-brasileira e afro-alagoana que possuímos e que temos isso registrado em documentos, imagens, vídeos, fotografias e relatos. Muitas vezes, os turistas confessam que não tinham um conhecimento profundo sobre a cultura afro-alagoana, de como ela é conta no estado. Por exemplo, sobre a liderança nata de Quilombo dos Palmares”, disse.

Para o aluno de turismo Paulo Júnior, a experiência é uma oportunidade única e um estímulo para os estudantes que estão ingressando no setor. "Além de sol e mar, que é o segmento do turismo mais forte em Maceió, há muito espaço na cidade voltado à cultura afro-brasileira com grande potencial turístico, que pode ser explorado. Não podemos deixar de lado a origem do povo negro na capital. Jamais vou esquecer essa experiência", enfatizou.

Claudete Rodrigues, professora de História que está visitando Maceió, decidiu participar do passeio após a recomendação do hotel onde estava hospedada. 

"O guia e a historiadora estavam muito bem preparados. Sou professora de História e sei da importância de conhecer o passado para entender o presente. Nunca havia estado na cidade e confesso que não esperava que Maceió fosse tão linda assim. Foi gratificante conhecer um pouco da história do povo negro, de suas raízes, e cultura. Quando soube do passeio, que falaria sobre Zumbi dos Palmares, disse pra mim mesma que não poderia perder", pontuou.

Desenvolvido pela equipe técnica da Semtur, a ação contou com a parceria da Luck Receptivo, Abih- Alagoas e Mercado 31. 

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br