Com apoio da Prefeitura, primeira “Quinta no Pontal” leva atrações culturais para turistas e moradores
Ação promoveu apresentações Bumba Minha Vaca, folguedo Fandango e concerto de música com o Coral Angelus; proposta do projeto é que o comércio do bairro funcione também à noite, todas as quinta-feiras
“O Pontal como ponto turístico é maravilhoso. O pôr do sol, o passeio de barco pelas ilhas, as comidas, o artesanato. Eu sempre trago meus amigos para vir almoçar aqui, porque, realmente, encontramos os melhores restaurantes”, destacou Salete Bernardo, presidente da ONG Ateliê Ambrosina, no Pontal da Barra, na noite desta quinta-feira (15), durante realização do Quinta no Pontal.
A ação de valorização dos atrativos culturais e fomento do comércio do bairro foi promovida pela Associação das Artesãs e a Associação dos Moradores do Pontal, em parceria com Colônia dos pescadores, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
“Sabemos do potencial turístico do Pontal e ficamos felizes com a realização deste projeto. Foi uma noite muito bonita, de incentivo à valorização dos atrativos da região. Funcionando à noite, é possível que mais pessoas conheçam o trabalho das rendeiras, experimentem a gastronomia e desfrutem do bairro também em outro período. Parabenizo a todos os envolvidos que estiveram à frente da organização”, destacou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Monteiro.
À frente da Ambrosina, Salete levou à programação do evento um desfile do Bumba Minha Vaca, grupo composto de percussão 100% feminina, todas moradoras do bairro. Além de enaltecer a representatividade do desfile, ela frisou a importância da apresentação como incentivo à apropriação cultural dos moradores.
“Somos uma ONG feminista, que trabalha com meninas de oito a 22 anos. Nós já realizamos cinema aqui na praça [São Sebastião]. É muito importante o incentivo do poder público para que a gente leve atividades culturais não só à população do local e aos moradores de outros bairros, como também aos turistas”, disse.
Movimentação turística
Quem fez questão de acompanhar toda a programação, incluindo movimentação nas lojas, nos restaurantes e nas barracas de artesanato, foi a dona de casa Maria do Socorro. Pernambucana, ela veio aproveitar o período natalino em Maceió e escolheu o bairro histórico para ficar hospedada.
“Pela manhã, antes do evento começar, fui convidada para vir conhecer o Bumba Minha Vaca. Essa iniciativa é maravilhosa para o desenvolvimento do Pontal da Barra. Parabéns pela iniciativa! Quinta-feira eu estou aqui de novo", confessou.
“A gente quer que a programação noturna do Pontal comece nas quintas, e funcione todos os dias. Vamos trazer atrações culturais diferentes, principalmente relacionadas ao nosso artesanato e cultura, para que os visitantes vivenciem nos atrativos pelo dia e já fiquem à noite também”, frisou, Carmem Valéria, presidente da Associação das Artesãs do Pontal.
O Quinta no Pontal também promoveu aos visitantes cortejo pelas principais ruas do bairro e apresentações culturais de folguedo alagoano Fandango e concerto de música sacra com o Coral Angelus, realizados na praça São Sebastião.
Além da Semtel e da FMAC, a ação também contou com colaboração da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) e Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).
Secretaria Municipal de Turismo
R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: [email protected]