Com apoio da Prefeitura, Bike Sem Barreiras leva lazer e inclusão para orla de Ponta Verde

Além de garantir passeios acessíveis, a ação realizada neste domingo (29) contou com várias atividades inclusivas, e o banho de mar assistido com cadeiras anfíbias do Praia Acessível

Shelton Melo (estagiário) Ascom /Semtel 30/01/2023 às 08:38
Com apoio da Prefeitura, Bike Sem Barreiras leva lazer e inclusão para orla de Ponta Verde
Ação contou com várias atividades lúdicas, como aula de dança, voleibol divertido, acesso a brinquedos gigantes e em formato de jogos educativos. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Com apoio da Prefeitura de Maceió, o Instituto Ser Educacional realizou neste domingo (29), na Orla de Ponta Verde, mais uma edição do projeto Bike Sem Barreiras, iniciativa que garante passeios acessíveis com suporte de bicicletas adaptadas às pessoas com deficiência.

Além de garantir os passeios, a ação contou com várias atividades lúdicas, como aula de dança, voleibol divertido, acesso a brinquedos gigantes em formato de jogos educativos e banho de mar assistido com cadeiras anfíbias do projeto Praia Acessível.

“O prefeito JHC tem dado total apoio a iniciativas como essa, então, estamos muito felizes em poder compartilhar esse serviço totalmente gratuito com a população de nossa capital, seja com às pessoas com deficiência ou não”, destacou o secretário de Esporte da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió, Francisco Carlos do Nascimento, conhecido como Chicão.

Segundo o coordenador do Bike Sem Barreiras, Jailson Júnior, a ação inclusiva é uma ampliação das atividades desenvolvidas no projeto Praia Acessível.

“'O Bike sem Barreiras' é mais um projeto que visa promover a qualidade de vida às pessoas com deficiência. Com a parceria do Instituto Ser Educacional com a Prefeitura de Maceió, realizando o Praia Acessível, surgiu a oportunidade de fazermos o Bike Sem Barreiras, que é ideal para fornecer passeios acessíveis para pessoas com deficiência física ou neurológica. Nos dois casos, há bicicletas adaptadas disponíveis. Fora isso, Uninassau entra junto com a parte do serviço de lazer, de relaxamento, com a fisioterapia, tudo gratuitamente", explicou.

Renato Lourenço, atleta paraolímpico da equipe de basquete de cadeiras de rodas da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), chegou no evento cedo. Empolgado, se exercitou na orla com uma das bikes e destacou a ação como incentivo à prática do esporte.

“É a primeira vez que venho prestigiar o Bike Sem Barreiras. Estou muito feliz em participar e destaco que é muito gratificante estar aqui, na Orla de Pajuçara, sendo assistido por um projeto lindo que nos permite perceber que estamos sendo mais incluídos socialmente, seja andando de bike ou tomando banho de mar”, disse.

Quem também aproveitou os serviços da ação foi a turista Priscila Nascimento. Carioca, ela mora em Maceió com o marido desde 2022 e é usuária da Academia Jatiúca, espaço coordenado pela Semtel.

“Viemos morar em Maceió por questão de trabalho, e acabamos nos apaixonando pela cidade. Tudo o que posso fazer para aproveitar, eu aproveito. Durante nossas folgas, curtindo mais a praia mesmo. E hoje, particularmente, amei a experiência com a ventosaterapia, além da dança com as meninas”, contou.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br