Vila de Carnaval: Grupos de economia solidária ganham visibilidade e reforçam renda
Produtos manuais e alimentos são vendidos até o dia 9 de março no Parque Centenário

A Vila de Carnaval no Parque Centenário, organizada pela Prefeitura de Maceió, tem sido um importante ponto de encontro para os artesãos e trabalhadores da economia solidária, oferecendo uma oportunidade de visibilidade do trabalho. Os grupos aproveitam o evento para divulgar produções e, ao mesmo tempo, garantir uma fonte de renda, além de reforçar a cultura e o trabalho manual, típico da cidade.
Amanda Gomes é artesã com dois anos de experiência e avalia a oportunidade como singular. Ela ingressou na economia solidária, após buscar informações com outras artesãs e se inscrever no setor responsável. Ao participar do evento, diz estar satisfeita com as vendas no local.
“Acho incrível para nós, artesãs, ter um ponto assim para comercializar nossos produtos aqui em Maceió, para que o turista venha, conheça nosso trabalho e saia levando a arte da nossa terra. Aqui tudo é feito à mão. São bolsas de crochê, bonecas, produtos com a fibra da bananeira, mandalas e chaveiros”, relata.
Agda Silva, que trabalha com artesanato há 10 anos, também compartilhou sua experiência com a iniciativa. “Estou gostando muito de ficar aqui na praça. É a primeira vez que venho para cá. Antes, eu estava em um ponto da economia solidária no Shopping Pátio. Esse grupo é maravilhoso, porque é a minha fonte de renda. Eu só trabalho com isso, sobrevivendo do artesanato e essa é a oportunidade que a prefeitura me dá de sobreviver”, afirma.
A artesã ainda destaca a importância do evento não apenas para a divulgação de seu trabalho, mas também para a sobrevivência financeira dela e dos filhos.

A economia solidária também é um grande apoio para empreendedores informais. Maria Aparecida da Silva, que trabalha há 15 anos no ramo de alimentação, com um quiosque de sopa e salgados, revela que, após ingressar no grupo da Prefeitura de Maceió, ficou mais conhecida no ramo.
“Aqui, no Parque Centenário, a banca está sendo bem visitada e os clientes estão gostando muito da iniciativa. Particularmente, eu também, pela visibilidade”, destaca Maria, que integra o projeto Flexais, uma das iniciativas apoiadas pela Prefeitura de Maceió para fortalecer o empreendedorismo local.

Estão no Parque Centenário, quatro grupos de gastronomia e três de artesanato em sistema de rodízio. O método faz com que todos tenham a oportunidade de participar da Vila de Carnaval. A visibilidade e as vendas em feiras e eventos organizados e apoiados pela Prefeitura de Maceió concede a oportunidade para que os grupos adiquiram renda.
A Vila de Carnaval segue até o dia 9 de março, com decoração temática, quiosques gastronômicos e de artesanato, oferecendo produtos da culinária e do artesanato maceioense.
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Rua do Livramento, 468 - Centro (Shopping Popular). CEP: 57020-030