Renda extra no São João: Mulheres assistidas pelo Cras vendem culinária junina na Vila Massayó

Vila fica aberta à população durante todo o mês e localizada no estacionamento do Memorial da República, no bairro de Jaraguá

Vanessa Napoleão e Gleycyanny Romão (estagiária)/Ascom Semdes 24/06/2023 às 15:00
Renda extra no São João: Mulheres assistidas pelo Cras vendem culinária junina na Vila Massayó
Vendas acontecem também neste sábado(24), na Vila Massayó, das 17h às 22h. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, do bairro do Prado, estão tendo a oportunidade de ter uma renda extra no São João de Maceió. Essa semana, elas participaram de uma oficina culinária do projeto Faça e Venda, com a parceria da Faculdade  Uninassau, aprenderam e prepararam várias receitas juninas, e venderam na noite desta sexta-feira (23), na Vila Massayo, em Jaraguá.

O cardápio foi bolo de rolo de milho, bolo de macaxeira, bolo de pé-de-moleque e caldos. Cristina Oliveira, 55 anos, participou do projeto e contou que as vendas da primeira noite surpreenderam.

“As vendas foram muito boas, conseguimos vender quase tudo. Foi maravilhoso, mas do que a gente esperava. Era o que o nosso grupo precisava nesse momento. Abraçamos a oportunidade fizemos o curso, produzimos e vendemos. Que venham mais projetos como esses”, contou Cristina.

Para Eliene Menezes, 49 anos, que está desempregada, esse projeto veio no momento certo. “É uma forma de termos uma renda, juntando a culinária com o período junino. Ficamos muitos felizes, porque participamos de todo o processo, desde as aulas teóricas e práticas, com a produção dos bolos e caldos até a venda. É muito bom ver a satisfação do cliente, saboreando o que a gente fez. É a concretização de um projeto de empreendedorismo completo, que não só melhora nossa renda, mas a nossa autoestima também”, destacou.

Eliene disse que esse projeto não só melhora a renda, mas a autoestima das mulheres também. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Eliene disse que esse projeto não só melhora a renda, mas a autoestima das mulheres também. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Essas mulheres já participam do grupo de artesanato Motivarte do Cras e já tem o espírito empreendedor. “É um grupo empreendedor, que já trabalha com artesanato. Essa nova pegada com a culinária, só veio para incrementar o conhecimento delas, agregando valor ao que elas fazem. É a valorização da mulher no mercado de trabalho enquanto empreendedoras. Enriquece a comunidade porque vão levar para compartilhar com o grupo de mulheres, no Cras, expandindo o projeto”, pontuou, Djane Pacheco, coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado.

A diretora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Aline Pedrosa, falou da importância dessa parceria com o curso de gastronomia da Uninassau. “Que felicidade em tirar do papel uma ação tão importante para a vida dessas mulheres, que estão aprendendo e se aperfeiçoando. Essa parceria está dando a oportunidade para essas guerreiras mostrarem sua culinária, e através disso, gerar economia social para Maceió. Agradecemos também o apoio do secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, para a concretização do projeto", disse.

A ação tem a parceria também Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes)  que disponibilizou o espaço para a comercialização dos produtos. O que as mulheres arrecadaram com as vendas será revertido para o grupo Motivarte, para que invistam no trabalho delas.

Quem quiser saborear as delicias produzidas por essas mulheres pode ir neste sábado (24), até a Vila Massayó, de 19h às 22h. O espaço fica aberto à população no estacionamento do Memorial da República, no bairro de Jaraguá.