Programa Emprega Maceió leva capacitação e empregabilidade a oito bairros

Primeira edição acontece neste sábado (5), na Chã de Bebedouro

Gilca Cinara/Ascom Semtes 02/08/2023 às 15:55
Programa Emprega Maceió leva capacitação e empregabilidade a oito bairros
Programa leva capacitação para pessoas que estão em busca de emprego

Com a proposta de ampliar a capacitação dos trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho ou em busca do primeiro emprego, o Programa Emprega Maceió leva a empregabilidade para seis bairros da capital.

A partir deste sábado (5), no Mirante da Chã de Bebedouro, das 8h às 14h, os profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) vão realizar diversos serviços para os moradores do bairro, onde acontece a primeira edição.

O programa foi desenvolvido para atender, inicialmente, a população nas comunidades com uma maior incidência de pessoas desempregadas em Maceió, sendo sua maioria concentrada na parte alta da cidade.

O secretário Francisco Sales explica que a finalidade principal é ir até essas localidades para conhecer e conversar com as pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, saber suas habilidades e, assim, fazer um encaminhamento mais assertivo para as vagas de emprego já disponíveis.

“Além disso, vamos levar para esses bairros um programa do Governo Federal, que é a Escola do Trabalhador 4.0, no qual vamos ofertar a inscrição para cursos online e gratuitos na área de tecnologia da informação, produtividade e finanças para trabalhadores com nível de informática iniciante, intermediário e avançado”, informou Sales.

Durante as ações itinerantes, as equipes vão auxiliar os participantes com a elaboração de currículos, cadastramento no Sine Maceió, Carteira de Trabalho Digital, seguro desemprego, apoio jurídico, inscrições em cursos de qualificação, cadastramento para estágios e entrevista de trabalho direto com as empresas.

As demais edições estão programadas para ocorrer uma vez por mês nos bairros Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Chã da Jaqueira, Vergel do Lago, Fernão Velho, Rio Novo e Santa Amélia.