Prefeitura leva ao bairro do Jacintinho a 8ª edição do Programa Emprega Maceió

Serviços gratuitos disponíveis para quem deseja entrar no mercado de trabalho incluem inscrição em cursos profissionalizantes, entrevistas de emprego, apoio jurídico e seguro-desemprego, entre outros

Allana Paiva/ Estagiária (Secom Maceió) e Michaelle Pereira Estagiária (Secom Maceió) 20/03/2024 às 12:10
Prefeitura leva ao bairro do Jacintinho a 8ª edição do Programa Emprega Maceió
Candidatos são atendidos no Ginásio Arivaldo Maia. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

Com a proposta de ampliar a capacitação dos trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho ou em busca do primeiro emprego, a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Economia Solidária (Semtes), levou o Programa Emprega Maceió ao bairro do Jacintinho, nesta quarta-feira (20). A ação aconteceu no Ginásio Arivaldo Maia, com início às 10h e previsão de encerramento às 14h.

O programa oferece oportunidades para jovens serem inseridos no mercado de trabalho de uma maneira ágil e trazendo uma segurança ainda maior para quem participa da seleção, como foi o caso da Maria Eduarda Silva, moradora do Eustáquio Gomes que foi até o bairro do jacintinho para participar da ação da Prefeitura de Maceió.

Maria Eduarda Silva aguardando ser chamada para a seleção do Emprega Maceió.Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió
Maria Eduarda Silva aguardando ser chamada para a seleção do Emprega Maceió.Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

“Estou aqui para ver se consigo uma oportunidade, pois eu tenho um objetivo de trabalhar e crescer na vida, o que é e sempre foi o meu objetivo desde pequena. Desde os 14 anos, e como eu não trabalho fichado, eu dou aulas de reforço escolar. Então, para mim seria uma garantia. Eu vim do Estáquio Gomes e eu acho muito importante a iniciativa dos cursos para poder ajudar a gente, né? Pois é difícil demais de aparecer oportunidades como essa”, concluiu Maria.

De acordo com Jonathas Omena, subsecretário da Secretaria Municipal de Emprego e Economia Solidária (Semtes), a perspectiva é que o programa passe dos mais de 500 atendimentos.

Jonathas Omena é subsecretário do Trabalho e Economia Solidária. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió
Jonathas Omena é subsecretário do Trabalho e Economia Solidária. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

“A princípio, eram seis empresas e agora tivemos uma grata surpresa de chegar mais a sétima empresa aqui. Esse é o oitavo Emprega Maceió, onde a Secretaria do Trabalho estava levando esse serviço itinerante aos bairros. E eu espero que as pessoas que sejam entrevistadas, sejam contratadas diretamente pelas empresas e as que não foram fiquem lá no banco de dados e vamos encaminhar rapidamente para outras empresas para que a comunidade consiga cada vez mais oportunidades de trabalho”, afirmou Omena.

De acordo com Nycholas Pires, diretor do Sine Maceió, o programa está indo em diversos bairros para atender, inicialmente, a população nas comunidades com uma maior incidência de pessoas desempregadas em Maceió, sendo sua maioria concentrada na parte alta da cidade.

“Nós temos hoje três cursos profissionalizantes com vagas abertas aqui pelo Sine. Um pra assistente de recursos humanos, assistente de logística e também de maquiador. Tudo e toda essa inscrição pode ser feita por aqui mesmo, ele já fica matriculado. É um curso que é feito em uma parceria do Senac, com a Faculdade Anhaguera e a Secretaria Municipal de Trabalho, pra poder qualificar aí a população que não tem experiência, pra poder disputar aí uma vaga no mercado de trabalho”, concluiu Nycholas.