Prefeitura implanta novo sistema online para cadastro de vagas de emprego

Nova ferramenta substitui uso de e-mail, melhora a acessibilidade e aumenta a segurança dos dados dos candidatos

Allana Paiva (estagiária)/ Secom Maceió 01/06/2023 às 09:50
Prefeitura implanta novo sistema online para cadastro de vagas de emprego
Site Sine. Foto : Jonathan Lins/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) começou a utilizar o sistema de inscrições online de vagas, substituindo o e-mail que era usado para o envio de currículos. A partir de agora, o trabalhador poderá se candidatar às vagas de emprego diretamente no site, preenchendo apenas alguns dados.

O objetivo é simplificar o serviço ofertado pelo Sine Maceió e agilizar os processos de envio e triagem de currículos, garantindo maior assertividade no direcionamento aos empregadores. O novo sistema também vai facilitar o acesso das pessoas que têm dificuldade para se deslocar ao posto de atendimento, no Centro de Maceió, para realizar o cadastro.

Segundo o coordenador do Sine Maceió, João Henrique Silva, a estimativa é de que, a cada três meses, sejam realizados 10 mil cadastros. Isso representará economia de tempo e de recursos para os candidatos, além de garantir mais agilidade no serviço e melhorar a produtividade da equipe. "Além disso, o sistema oferece maior transparência e aumenta a credibilidade do processo seletivo, permitindo, inclusive, que os empresários acompanhem as vagas que foram disponibilizadas. Isso fez aumentar o número de empresas que estão divulgando suas vagas de emprego conosco. A melhoria da plataforma trouxe mais transparência ao processo e atraiu mais empresas", explicou. Nos primeiros três meses, foram realizados 9.782 cadastros.

As pessoas que pretendem entregar currículo presencialmente podem procurar o Sine Maceió, no segundo piso do Shopping Popular, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O local segue funcionando com recebimento, encaminhamento e elaboração de currículo, além de agendamento para dar entrada no seguro desemprego.

Para acessar a lista de vagas e se inscrever basta clicar aqui https://maceio.al.gov.br/p/semapa/sine .

Em caso de dúvidas, o cidadão pode obter mais informações através do telefone 0800 082 6205 ou pelo WhatsApp (82) 9 8879-1919.