Emprega Delas garante vaga às mulheres no mercado de trabalho

Iniciativa gratuita promove a igualdade de gênero nos ambientes profissionais

Gleycyanny Romão/Secom Maceió 08/03/2024 às 19:16
Emprega Delas garante vaga às mulheres no mercado de trabalho
Mulheres foram entrevistadas durante o programa itinerante da Prefeitura de Maceió. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Na tarde desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Secretária Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), através do Sine Maceió, lançou o Programa Emprega Delas. A ação itinerante proporcionou, de forma gratuita, a inserção das mulheres no mercado de trabalho. 

Este é mais um programa voltado à valorização da mulher na gestão do prefeito JHC. O retorno ao mercado de trabalho fomenta a autonomia financeira das mulheres, fortalece o empoderamento e a economia local.

O diretor do Sine Maceió, Nycholas Pires, afirma que a ação será realizada a cada dois meses. “O programa não vai existir apenas no Dia da Mulher, a gente sabe a importância de envolvê-las no mercado de trabalho. O Sine Maceió foi o primeiro do Brasil a concluir uma lei federal do ano passado que determina que 10% das vagas dos encaminhamentos sejam direcionados para mulheres vítimas de violência doméstica. A cada dois meses vamos estar em locais diferentes levando a empregabilidade feminina”, pontua. 

Com parceira da Faculdade Anhanguera e o Shopping Pátio Maceió, as mulheres prestigiaram palestras e receberam serviços exclusivos, como higienização facial, oferta de cursos profissionalizantes, aferimento de pressão, teste glicêmico, dermato funcional, entrevista de emprego e terapia manual. 

Lia Alexandra, natural do Maranhão, é designer e está morando em Maceió desde 2023. Desempregada há seis meses, participou da entrevista durante o evento e já saiu com uma vaga de trabalho. 

“Eu nunca tinha visto uma ação dessa na minha cidade, além de Maceió ter pessoas acolhedoras, ainda fui beneficiada com esse emprego. Achei muito positivo porque nós mulheres precisamos de um incentivo para aumentar a autoestima. Muitas são donas de casa, tem filhos, marido e não tem tempo para procurar emprego. Então, com uma iniciativa dessa, a gente vem com mais esperança. Estou muito feliz por ter um novo emprego”, comemora.

O diretor da faculdade Anhanguera, José Luiz,  destaca que o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação. “Associar a educação com o mercado de trabalho gera mais empregos na cidade. Essa parceria proporciona tudo isso, é um circuito completo”, finaliza.