Conheça os serviços que podem ser acessados no Sine Maceió

Usuários podem criar e cadastrar currículo, procurar oportunidades de emprego e receber orientações profissionais

João Ferro/Ascom Semtabes 26/04/2023 às 09:50
Conheça os serviços que podem ser acessados no Sine Maceió
Interessados também podem ter acesso aos serviços do Sine Maceió no posto de atendimento no 2º piso do Shopping Popular. Foto: João Ferro/Ascom Semtabes

O Sine Maceió atende todos os dias os trabalhadores e empresas, e tem o objetivo de inserir profissionais no mercado de trabalho, auxiliando também os empregadores na seleção do trabalhador de acordo com os requisitos de cada vaga ofertada.

Todos os serviços disponíveis são gratuitos, e alguns podem ser acessados de maneira online e vão desde a qualificação profissional até encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira os serviços ofertados:

Criação de currículo

Quem não possui currículo profissional pode contar com o auxílio da equipe para elaborar o documento. É preciso comparecer ao posto de atendimento de forma presencial, com as informações necessárias para a elaboração do currículo (endereço, telefone, escolaridade e cursos de formação que foram concluídos, experiências profissionais registradas em Carteira de Trabalho).

Após a finalização, o documento físico é gerado e também disponibilizado em formato digital (PDFe Word). O currículo também é cadastrado no banco do próprio Sine Maceió, para concorrer a uma vaga de emprego.

Cadastro de currículo, vagas de emprego e estágio

Para se candidatar a uma vaga de emprego ou estágio, o interessado deverá realizar o cadastro do seu currículo, que pode ser feito de forma totalmente on-line, através do online.maceio.al.gov.br/n/talentos/cadastro.html. Para isso, o candidato preencherá o formulário com informações pessoais, dados de contato, formação acadêmica e profissional, experiência profissional, conhecimentos extras e dados complementares. Após o cadastro dos dados, o trabalhador deverá acessar o online.maceio.al.gov.br/n/talentos, escolher sua vaga e se inscrever.

Intermediação de mão-de-obra

As empresas podem buscar o Sine Maceió para firmar parcerias e acessar o banco de currículos. A vaga deve ser cadastrada através do site https://online.maceio.al.gov.br/n/talentos/novavaga,  para ter acesso ao formulário de cadastro com dados da empresa, cargo(s) disponibilizado(s), quantidade de vagas e requisitos, tudo o que é necessário para garantir que o candidato se enquadre no perfil desejado pela empresa.

Verifique as etapas para a realização:

1- cadastre as vagas para o cargo de interesse no formulário disponibilizado.

2- entre em contato com o SINE Maceió, em contratesine.semtabes@gmail.com, para poder liberar a listagem da vaga.

3 - aguarde o período de divulgação da vaga e captação de interessados.

4 - Receba a listagem dos perfis mais interessantes para preenchimento de sua oportunidade profissional.

O e-mail disponível para realização da liberação na listagem de vagas não é o suficiente para o cadastro de vagas no sistema, todo o procedimento deverá ser seguido passo a passo, sem pular etapas, para que realmente seja cadastrada a oportunidade de emprego ofertada.

Agendamento do seguro-desemprego

Os usuários que queiram agendar a entrada no seguro-desemprego podem comparecer presencialmente no posto de atendimento, com o documento de identificação. O profissional do Sine fará a consulta do CPF e finalizará o cadastro, caso o mesmo ainda não o possua. O agendamento do local, data e hora é feito de acordo com o solicitante, e com a disponibilidade do órgão competente.

Orientações para os profissionais

Além da orientação na elaboração de currículos, o Sine Maceió possui equipe para orientar o trabalhador na busca por oportunidades de trabalho (cursos e formação profissional), orientações de como se portar em uma entrevista de emprego, vestimenta adequada e como criar a sua carteira de trabalho digital (que substitui a carteira de trabalho física desde 2019, pela lei de Liberdade Econômica n.º 13.874).

Qualificação profissional

O Sine Maceió busca sempre parcerias para qualificação, formação e cursos profissionais, direcionando os trabalhadores para as vagas abertas.

O Sine Maceió fica localizado no 2º piso do Shopping Popular, no Centro, com o horário de funcionamento de 08h às 14h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo número de WhatsApp (82) 98879-1919 ou pelo 0800 082 6205.