Artesã da Economia Solidária transforma fibra de bananeira em acessórios e decoração
Produtos estão sendo expostos durante rodízios dos empreendimentos solidários
A artesã Regina Freire descobriu na fibra de bananeira uma oportunidade de gerar renda. Com apoio da Economia Solidária, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), Regina tem a oportunidade de divulgar e comercializar os produtos nos espaços de exposição localizados no Maceió Shopping, Pátio Shopping e Mercado das Artes.
Foi durante a pandemia da COVID-19 que ela aprendeu a técnica utilizada na confecção dos produtos e desde então tem estudado e aperfeiçoado o trabalho.
A própria artesã prepara o material, retirando a fibra do tronco da bananeira, que passa por limpeza e secagem. Com a fibra pronta, a artesã monta as peças, que vão desde bolsas, a objetos para decoração utilizados em casas e festas de casamentos; além de artigos religiosos, como os oratórios.
“A Economia Solidária é primordial, pois abriu um vasto campo de conhecimento, troca de experiências, além de importante divulgação do meu trabalho, através das exposições e feiras, onde tenho a oportunidade de apresentar os meus produtos aos alagoanos e turistas que visitam a nossa cidade”, pontuou.
O diretor da Economia Solidária, Bruno Melo, detalha que assim como Regina, os empreendimentos solidários são compostos por mulheres que descobriram suas habilidades com o artesanato durante o período de pandemia.
Ampliação da Exposição
Como forma de ampliar a exposição e geração de renda aos empreendimentos, a diretoria da Economia Solidária vem captando novos locais para deixar os produtos à disposição da população.
Atualmente, os empreendimentos participam de rodízios de exposição nos Maceió Shopping, Pátio Shopping e no Mercado das Artes, em Jaraguá.
“Estamos buscando levar nosso artesanato para todos os cantos da cidade, espalhando cores e muita beleza produzidas pelos empreendimentos. Agora vamos ofertar para população oficinas práticas de confecção dos produtos, para tentar incentivar mais pessoas a participar da Economia Solidária”, acrescentou Bruno Melo.
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária
Rua do Livramento, 468 - Centro (Shopping Popular). CEP: 57020-030