3º Encontro Municipal de Economia Solidária promove valorização dos artesãos de Maceió

Artesãos puderam participar de palestras, debates, apresentações culturais e aproveitar música ao vivo

Maria Maia / Secom Maceió 15/12/2023 às 15:12
3º Encontro Municipal de Economia Solidária promove valorização dos artesãos de Maceió
Artesãos comemoram o dia nacional da economia solidária. Foto: Felipe Sóstenes / Secom Maceió

No Dia Nacional da Economia Solidária, a Prefeitura de Maceió promoveu o 3º Encontro Municipal de Economia Solidária; promovendo um momento de descontração, aprendizado e valorização dos artesãos locais. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) e contou com palestras, debates, apresentações culturais e música ao vivo.

Para Bruno Melo, diretor do Programa de Economia Solidária da Semtes, o compromisso é valorizar os artesãos da capital. “Desde o início da gestão do prefeito JHC, observamos um crescimento significativo de 50% no setor do artesanato dentro da economia solidária. Estabelecemos parcerias, criamos espaços, como as vilas montadas pela Prefeitura em datas comemorativas. Isso beneficia mais de 200 artesãos, reconhecendo seus trabalhos e proporcionando a venda de seus produtos feitos à mão”, declarou Melo.

Naziane de Lima Silva, de 49 anos, é uma das empreendedoras do programa e pontuou como é muito importante ter o trabalho reconhecido e valorizado. “Participar desses momentos é importante pois, além de ter nosso trabalho reconhecido, podemos alcançar outras pessoas e, talvez, outros países. É muito gratificante saber que estamos crescendo, que estão valorizando e reconhecendo o nosso trabalho através do programa e da Prefeitura de Maceió”, comemorou a artesã.

Outra artesã, Andiara Brito dos Santos contou que o programa tem promovido uma melhoria de vida para os artesãos da capital e que o encontro proporcionou boas lembranças.

“É importante também para a gente estar juntas em um dia diferente, trazendo uma visão como grupo, não só trabalhando, mas também se divertindo, aproveitando um bom som, é muito importante também para a nossa memória, trazer boas memórias para a gente como economia solidária”, disse.