Turismo, Esporte e Lazer promove último Praia Acessível do ano neste sábado (3)

Data homenageia Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência

Shelton Melo (estagiário) Ascom / Semtel 01/12/2022 às 11:53
Turismo, Esporte e Lazer promove último Praia Acessível do ano neste sábado (3)
Projeto já foi destaque em reportagem de periódico nacional. Foto: Émile Valões / Ascom Semtel

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió promove, neste sábado (3), data que celebra o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, a última edição de 2022 das atividades mensais do projeto Praia Acessível. A ação gratuita, que já foi destaque nacionalmente, acontecerá das 07h às 12h na Praça Gerônimo Siqueira, na orla da Praia de Pajuçara (em frente ao restaurante Dragão). 

“Mais uma ação inclusiva da Prefeitura de Maceió. Ficamos muito felizes em poder proporcionar esse evento às pessoas que precisam vivenciar um dia de lazer inclusivo. Eles ficam ansiosos para participar. Será um dia maravilhoso, especial, e esperamos que seja um dia com bastante sol”, destacou o secretário-adjunto de Esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, conhecido por Chicão.

O Praia Acessível busca dar autonomia à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida por meio do acesso a uma série de atividades esportivas adaptadas, especialmente o banho de mar assistido, realizado com auxílio de cadeiras anfíbias, que facilitam o deslocamento na areia do mar e tem capacidade de flutuar na água.

“A ideia do projeto é fazer com que todos os participantes se sintam acolhidos e à vontade. Durante as ações em 2022, tivemos momentos de muito aprendizado e vivências extraordinárias, e vamos fechar o ano com mais uma ação numa data especial”, destacou o coordenador do projeto, João de Barros.

Quem participará da programação será o cantor, músico e integrante do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência de Maceió, Rady Lima. “Além de ser conselheiro, eu sou uma pessoa com deficiência. Então, para mim o Praia Acessível é significativo tanto na vida pessoal quanto profissional. No dia a dia a pessoa com deficiência é discriminada, mas ela tem direito à igualdade de oportunidades assim como as demais e o projeto contribui nesse sentido”, disse.

Além do banho de mar assistido, a ação inclusiva contará com alongamento, zumba, funcional, judô, jiu jitsu, muay thai, futebol, capoeira, espaço kids, boxe de cadeira de rodas e apresentação musical, além de lanches para todos os participantes. Também serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e atendimento fisioterapêutico, fruto de parceria da Semtel com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Uninassau. 

Confira a programação

Alongamento, zumba e serviços de fisioterapia - a partir das 07h30

Basquete de cadeira de rodas 3x3 - 08h30

Funcional, vôlei, futebol - a partir das 09h 

Futsal - 09h30

Judô, Jiu Jitsu, Muay thai - a partir das 10h 

Banho de mar assistido  - a partir das 10h

Apresentações musicais - 10h30  

Encerramento - 12h

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br