Turismo Comunitário potencializa atrativos dos bairros e promove geração de renda

Redação 20/09/2021 às 17:11
Turismo Comunitário potencializa atrativos dos bairros e promove geração de renda

Experiência vivida em Medellin, Colômbia, serve de exemplo para os bairros de Maceió

Considerada tendência do turismo no Brasil e em vários outros países, o Turismo Comunitário também está sendo implantado em Maceió. Com a proposta de inovação social e construção de uma atividade turística integrada com a população, o projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e, inicialmente, será implantado no bairro do Jacintinho, com a ”Rota do Seu Jacinto”.

O pontapé do projeto foi dado no mês de agosto e início de setembro, com ações nos bairros do Jacintinho, Vergel e Pontal da Barra. Todas as ações contaram com o apoio dos moradores e pequenos empreendedores da região.

No bairro do Jacintinho – que receberá o projeto piloto – já existe uma rede comunitária cultural ativa, onde se desenvolvem práticas culturais, educativas e de afirmação étnica. Além disso, o bairro também é o segundo mais populoso de Maceió – onde se concentra a maior parte das grotas da capital – e possui grande potencial econômico, sendo considerado um dos principais pontos comerciais da cidade.

”Mais do que envolver os moradores no processo turístico, despertando o sentimento de pertencimento, o projeto turismo comunitário também quer valorizar a cultura local, promover renda e emprego para os moradores”, disse a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão.

A titular da Semtel vai além e diz que o Jacintinho, por exemplo, possui grupos organizados, que já promovem ações integrativas, além de possuir mirantes belíssimos, com uma visão privilegiada da nossa capital.

”Várias iniciativas de turismo comunitário têm surgido não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Vimos uma ação como esta na ‘Missão Medellín’, realizada com o time da Prefeitura de Maceió”, lembra Patrícia Mourão.

A secretária lembrou da experiência vivida na Colômbia. “Lá, conhecemos a ‘Comuna 13’, uma grande favela que já foi considerada uma das mais perigosas do mundo e que hoje é um dos destinos mais populares. Boa parte dessa transformação é resultado do desenvolvimento urbano inclusivo que conectou e deu protagonismo para a população”, completa Patrícia Mourão.

O projeto Turismo Comunitário conta com a parceria de diversos produtores locais, do comércio e serviços, líderes comunitários, empreendedores e associações que estão diretamente envolvidas na comunidade, além da grande interlocução entre as secretarias do município: Semtel, Semas, Sedet, Secom, Sedet, Semed, Seminfra, Semscs, Semtabes, Fmac, Sudes e Sima.

Rota do Seu Jacinto

A rota possui um trajeto de aproximadamente 541 metros, que se inicia no Mirante Kátia Assunção e se estende até́ a Praça do Mirante, onde é encontrado o totem “Eu Amo Jacintinho”. No projeto, também está sendo planejada a visita ao Museu da Cultura Periférica, Galpão de Coco de Roda, restaurantes locais, entre outros atrativos que vão potencializar a nova rota.

Cláudia Leite / Ascom Semtel

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br