Torneio Maceió é Massa de Basquetebol de Areia é realizado na orla de Ponta Verde

Competição ocorreu neste sábado (2) e contou com participação de sete equipes da capital, compostas por atletas profissionais e amadores

Shelton Melo (estagiário) Ascom/Semtel 04/03/2023 às 17:25
Torneio Maceió é Massa de Basquetebol de Areia é realizado na orla de Ponta Verde
Torneio abre temporada da modalidade em 2023. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Aproveitando o ambiente paradisíaco e o clima ensolarado da orla da Praia de Ponta Verde, uma das mais belas praias do Brasil, a Federação de Basketball Alagoana (FBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió, realizou neste sábado (4), a Copa Maceió é Massa de Basketball de Areia.

Com foco também na promoção da saúde e na qualidade de vida dos atletas, além do aspecto competitivo, o torneio que abriu a temporada da modalidade em 2023, contou com a participação de sete equipes, sendo quatro masculinas e três femininas.

Todos os times participantes da competição são da capital. As equipes foram compostas por atletas com grande repertório na carreira, além de iniciantes, que receberam o convite de amigos para integrar o torneio.

Para o secretário-adjunto de Esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, conhecido como Chicão, a disputa chamou a atenção de muitas pessoas que se exercitaram na orla de Ponta Verde, o que evidencia a relevância das ações de fomento ao esporte, promovidas ou apoiadas pela Prefeitura de Maceió.

"O Município colabora com qualquer segmento. Não apenas os atletas e representantes das federações são beneficiados com a ação. Indiretamente, a imagem turística da cidade, que já é benéfica, conhecida, também ganha com isso. Então, a sensação é de satisfação com o sucesso de mais uma parceria. Ao longo de 2023, com a pretensão do prefeito JHC, Maceió receberá outras competições, estaduais e internacionais, igualmente importantes", frisou.

A classificação final do torneio se deu no sistema melhor de três, entre três equipes do feminino, e um rodízio, entre quatro times do masculino.

A capitã da equipe Pablo Aranda, que foi campeã, Maria Beatriz, 26 anos, comemorou o título e apontou a importância da modalidade como atividade alternativa de lazer.

"Muito feliz pela conquista. A equipe é um projeto novo, recente e isso nos motiva para continuarmos praticando. Eu jogo Basquete de Areia desde os 8 anos de idade. É muito prazeroso para o físico e a mente. Além da rivalidade, disputa de espaço, chega a ser divertido o esporte, você faz por lazer mesmo", afirmou Beatriz, que já participou de vários campeonatos nacionais e conquistou sete medalhas.

Quem também revelou o impacto da modalidade como ferramenta de transformação social foi Ana Caroline, 24 anos. Uma das líderes da equipe Gfab, vice-campeã, a jovem contou que começou no esporte aos 11 anos e, graças às participações, ganhou bolsas de estudo para defender a Seleção Brasileira.

“O esporte deu muitas oportunidades para meninas que moram em comunidades vulneráveis, não muito favorecidas. Aos 13 anos, joguei o primeiro Campeonato Alagoano de Basquete de Areia. Depois, disputei o campeonato nacional. A oportunidade foi única, porque, posteriormente, eu e muitas amigas recebemos bolsas de estudo em escolas particulares e na universidade, o mesmo aconteceu: jogamos os Jogos da Juventude e a Primeira e a Segunda Divisão Especial”, revelou Caroline. A atleta é, inclusive, professora e convidou as amigas da pedagogia para compor o time e se divertir.

O presidente da FAB e um dos responsáveis pelo surgimento e a popularização da modalidade no Brasil, Djalma Leite, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Maceió.

“A FAB é referência em todo o Brasil como entidade que fez o Basquete de Areia virar o que é hoje: um esporte praticado em todo o país. Todos os anos, nós realizamos essa competição, que, tradicionalmente, abre o calendário da modalidade. Assim, é de suma importância essa parceria com a Prefeitura. Com um cenário maravilhoso da Praia de Ponta Verde, no ambiente de descontração, pretendemos promover outros encontros, com etapas escolares”, ressaltou.

Juventude x Maturidade

A troca de experiência no esporte entre árbitros e atletas jovens e maduros também chamou a atenção de quem acompanhou, com atenção, a interação social durante as partidas de basquete, nas areias da Praia de Ponta Verde, neste sábado. 

Davi Magalhães, 18 anos, conheceu a modalidade e decidiu integrá-la à sua vida por influência do pai. Após dois anos, participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022, em Brasília (DF).

“Foi incrível! Conseguimos chegar até as semifinais. Em 2023, quero crescer bem mais na carreira e atingir alto nível", vibrou.

Com pouco mais de duas décadas de carreira, o ala-armador Eduardo Pinto, 35 anos, jogou por duas temporadas em São Paulo, conquistou título dos Jogos Pan-Americanos na Seleção Brasileira e, em setembro deste ano, na Argentina, defenderá novamente a camisa verde e amarela na Copa do Mundo de Basquete. Davi e Eduardo foram finalistas com o time do CRB.

O conhecimento técnico da competidora Marilúcia Viana, 54, anos, árbitra da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e da Federação de Basketball Alagoana (FAB), Malu, como é carinhosamente conhecida, possui quase 40 anos na função. Ela conta que se apaixonou pelo basquete, ainda na infância.

“Tudo começou quando tinha 15 anos. Foi amor imediato pelo basquete e o basquete por mim. Nunca mais parei”, confessou.

Ao longo de 2023, a FAB vai promover, segundo Djalma Leite, o Basquete de Areia 3x3, além do Campeonato Alagoano de Basquete de Areia sub-13 e sub-15. As datas de início dos torneios devem ser definidas no final de abril.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br