Projeto Viva Vôlei retoma atividades esportivas com mais de 30 estudantes inscritos

Projeto é realizado no Ginásio Arivaldo Maia, no bairro Jacintinho, dias de segunda-feira e quarta-feira

Shelton Melo (estagiário) Ascom/Semtel 30/03/2023 às 08:37
Projeto Viva Vôlei retoma atividades esportivas com mais de 30 estudantes inscritos
Projeto promove esporte e lazer desde 2018 e também conta com apoio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió retomou as atividades do projeto Viva Vôlei, iniciativa que promove, principalmente, aulas de voleibol para estudantes de baixa renda da rede municipal ou estadual de ensino.

Na quarta-feira (29), mais de 30 crianças e adolescentes participaram de atividades do programa, além de voleibol e queimado, no Ginásio Arivaldo Maia. As aulas no equipamento de esporte e lazer acontecem dias de segunda-feira e quarta-feira, das 13h30 às 15h30.

Kauã Marley, de 13 anos, participou pela 3ª vez seguida do momento de esporte de lazer no Ginásio. “Depois que saio da escola, venho para cá. É uma ótima oportunidade de brincar com meus amigos, ao invés de ficar apenas em casa”, disse.

Mirela Beatriz, de 15 anos, assistiu às partidas de futsal e brincou de vôlei e queimado. “Minha amigas comentaram sobre o projeto, sobre as aulas, e decidi participar. É uma boa distração para mim. Tenho uma ocupação prazerosa à tarde. Todos os dias eu venho como minha irmã”, revelou.

Para a assessora técnica da Semtel e coordenadora do projeto, Maria Cícera, além do esporte, o Viva Vôlei também contribui para a formação cidadã dos estudantes.

“O Viva Vôlei é um projeto lindo e agregador. Não só ensinamos vôlei, mas, sobretudo, oportunidades para a vida. Durante as atividades, ensinamos para essas crianças valores que vão além do esporte, como saber perder e ganhar; deficiência física, autoestima, autoconhecimento, respeito ao outro. Isso ajuda no desenvolvimento pessoal deles, assim como ambiente escolar e familiar", destacou a servidora.

Segundo o secretário-adjunto de Esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento, conhecido como Chicão, o projeto Viva Vôlei é consequência dos investimentos da gestão municipal em ações de inclusão social.

“O incentivo à prática esportiva em escolas pode mudar a realidade de crianças e jovens, além de formar 'campeões' do esporte e da vida. Os benefícios para esse público são enormes. Não falta trabalho, é desafiante, mas muito prazeroso promover essas aulas, ver a felicidade no rosto dessas crianças. O prefeito JHC apoia amplamente o programa e continuará apostando no esporte como ferramenta de inclusão social”, frisou Chicão.

Kauã e Beatriz, assim como outros estudantes, souberam do projeto depois que estagiários da Semtel do curso de Educação Física divulgaram a iniciativa em escolas que ficam na região, no início de março. O interesse de alunos e alunas foi imediato.

Sobre o programa e como realizar inscrição

O Projeto Viva Vôlei busca educar crianças e adolescentes de 08 a 16 anos por meio do voleibol. A iniciativa começou em 2018 e também conta com apoio do Banco do Brasil e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Para que o estudante participe toda semana do projeto, que agora acontece no Ginásio Arivaldo Maia, no bairro Jacintinho, os pais ou responsáveis precisam comparecer ao local no horário das aulas e preencher uma ficha de inscrição.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br