Prefeitura promove passeio turístico gratuito ao Pontal Barra para visitantes do navio MSC Seashore

Passageiros foram recepcionados com informações turísticas e apresentação do Pinto da Madrugada

Shelton Melo (estagiário)/Ascom Semtel 07/02/2023 às 17:00
Prefeitura promove passeio turístico gratuito ao Pontal Barra para visitantes do navio MSC Seashore
Semtel leva turistas vindos de navio para conhecer o Pontal da Barra. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Com a bolsa repleta de peças de artesanato e um sorriso contagiante. Foi assim que a turista de Santa Catarina, Adriana Becker, 50 anos, retornou do passeio turístico do Pontal da Barra, promovido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), nesta terça-feira (7).

O passeio gratuito, realizado para fortalecer ainda mais a divulgação dos atrativos turísticos e culturais do bairro histórico, ocorreu após os visitantes do navio MSC Seashore chegarem à capital e serem conduzidos ao estacionamento do Centro Pesqueiro, no bairro Jaraguá. Mais de cinco mil pessoas chegaram na embarcação.

Acompanhada do marido Sérgio Salvan Lopes, e de mais nove amigos, Adriana Lopes, que não conhecia a cidade, mas já ouviu falar das belezas de Maceió, passou em várias lojas do Pontal e fez questão de guardar memórias da visita, comprando algumas peças. 

“Já comprei algumas rendas, como toalhas, camisetas, e vou comprar ainda mais itens. Os preços são bons, acessíveis. As rendas são lindas e me encanta o trabalho artístico. Estava sem ideia do que aproveitar na cidade e gostei bastante do convite para conhecer o bairro. Foi uma experiência única" revelou, Adriana.

Quem também prestigiou a chegada dos passageiros foi a tesoureira da Associação das Artesãs do Pontal da Barra, Tereza Viana. Ela agradeceu mais uma ação da Prefeitura de Maceió como incentivo à geração de renda para os moradores e comerciantes do bairro. 

“Agradeço à Prefeitura de Maceió por trazer ainda mais turistas ao nosso bairro. São iniciativas como essa, como o Quinta no Quintal, que nos dão expectativas de renda. O Pontal é um dos primeiros bairros turísticos de Maceió, onde começou tudo. Então, a gente precisa, sim, de iniciativas como essa. Elas são fundamentais”, frisou. 

Para o secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, o passeio turístico ao Pontal é mais uma iniciativa para potencializar a divulgação do bairro e incentivar a economia local. 

“Para que o turista permaneça por mais tempo na cidade, precisamos implementar ações que fomentem as vocações naturais de Maceió, e o Pontal da Barra, como bairro rico em cultura, artesanato, e gastronomia, não poderia ficar de fora. A pedido do nosso prefeito JHC, ao longo do ano, seguiremos promovendo ações como essas, divulgando os nossos atrativos, com o objetivo de gerar ainda mais emprego e renda para os moradores”, afirmou.

Prévia carnavalesca

Antes da visita ao Pontal da Barra, os mais de cinco mil passageiros que desembarcaram no Porto de Maceió, nesta terça, foram recepcionados com apresentação do grupo carnavalesco Pinto da Madrugada, patrimônio da cultura alagoana.

A atração se apresentou no estacionamento do Centro Pesqueiro do Jaraguá e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió. A Pasta também orientou os visitantes, distribuindo mapas da cidade e informações sobre outros atrativos naturais do destino durante a estadia.

Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br