Prefeito em exercício Galba Novaes Netto prestigia passeio ciclístico no Dia Mundial Sem Carro

Evento também comemorou o Dia do Ciclista Alagoano e Maceioense

Thiago Gomes / Secom Maceió 22/09/2022 às 20:47
Prefeito em exercício Galba Novaes Netto prestigia passeio ciclístico no Dia Mundial Sem Carro
Evento chama a atenção da sociedade sobre os cuidados e atenção que os motoristas devem ter com o ciclista no dia a dia. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Um passeio ciclístico que iniciou no estacionamento do Maceió Shopping e seguiu até o Corredor Vera Arruda, no bairro de Jatiúca, na noite desta quinta-feira (22), marcou o Dia Mundial Sem Carro na capital e comemorou o Dia do Ciclista Alagoano e Maceioense. O prefeito em exercício, Galba Novaes Netto, acompanhou a iniciativa, idealizada pela Associação Alagoana de Ciclismo com o apoio da Prefeitura.

De forma proposital, a atividade acontece na Semana Nacional de Trânsito, chamando a atenção da sociedade sobre os cuidados e atenção que os motoristas devem ter com o ciclista no dia a dia. A meta é trabalhar no sentido de reduzir os acidentes cujas vítimas são os adeptos da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte.

“A Prefeitura de Maceió fica muito honrada de participar de momentos como esse. A gente vai continuar com esse compromisso, a Prefeitura está concluindo quase 45 km de ciclovia e outras já estão em curso. Fica aqui o nosso agradecimento e saibam todos os ciclistas que a Prefeitura continua empenhada para fazer sempre o melhor”, destacou o prefeito.

O secretário-adjunto de Esporte e Lazer do município de Maceió, Francisco Nascimento, o Chicão, ressalta a necessidade de se conscientizar as pessoas no sentido de evitar ao máximo que puder andar de carro.

“Este é o segundo ano consecutivo que estamos apoiando diretamente essa atividade da Associação Alagoana de Ciclismo, partindo da meta do prefeito JHC em transformar Maceió na capital do esporte e de incentivo aos ciclistas”, reforçou.

Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió
Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

Para o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Antônio Facchinetti, o automóvel é o grande vilão para o meio ambiente, já que produz cerca de 70% da poluição do ar, além da poluição visual que causa nas ruas e nos estacionamentos.

Nestes espaços, a área reservada aos veículos costuma ser bem maior do que a destinada aos pedestres.

“A cultura brasileira incentiva a todos terem um carro, infelizmente. E tem muitos que pensam desta maneira sem entender que precisam contribuir com a melhoria da comunidade como um todo. A população deve utilizar mais o transporte de massa e outros meios que não sejam o carro, justamente por causa da poluição que ele promove”, destacou.

Ele lembra que há leis que orientam os órgãos públicos a realizar atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Carro, como forma de causar reflexão para a importância de se preservar o meio ambiente e reduzir os acidentes de trânsito, preservando vidas, sendo o ciclista um agente motivador relevante neste processo de mudança de postura.

Maria Lúcia destaca a importância do ciclismo para a saúde. Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió
Maria Lúcia destaca a importância do ciclismo para a saúde. Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

Maria Lúcia Siqueira, pedala há 3 anos, estava no evento e falou sobre a importância do ciclismo para ela. “Vou fazer 60 anos, ano que vem, e estou aqui totalmente preparada. O meu remédio é só pedalar”, disse.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br