Maceió Rosa: mulheres fazem atividade física e se previnem contra o câncer de mama

Redação 15/10/2020 às 08:59
Maceió Rosa: mulheres fazem atividade física e se previnem contra o câncer de mama
Profissionais da Semtel ministraram aulas de dança e alongamento – Ascom/Semtel

Em continuidade às ações do Maceió Rosa programadas para as Academias Maceió, foi realizada na manhã desta quarta-feira (14) uma aula especial com as mulheres que participam da turma da Unidade Feitosa. A equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) coordenou os trabalhos. Além da prática de exercícios, as participantes receberam informações sobre o combate ao câncer de mama.

As aulas supervisionadas e ministradas pelos profissionais da Semtel são realizadas neste mês com foco na prevenção contra o câncer de mama. A aluna Leide Santiago, de 51 anos, frisou a necessidade de garantir informações sobre a doença e afirmou que sentiu uma diferença positiva no seu dia a dia depois de ter iniciado a prática de exercícios físicos.

“Para mim, os exercícios são de extrema importância. Pude notar melhora nos meus problemas físicos, como artrose, e no meu quadro de depressão. Algumas pessoas não têm as informações básicas sobre o cuidado que devemos ter com relação ao câncer de mama. Com essa iniciativa da Prefeitura, a divulgação é maior e melhor para todos”, disse ela.

Alunas combinam exercício físico e cuidados relacionados ao câncer de mama – Ascom/Semtel

Já Fernanda Pinheiro, de 48 anos, que também frequenta a Academia, destacou a importância de combinar as atividades com os cuidados da saúde. “Depois que comecei a fazer musculação e ginástica aqui na Academia, minha saúde melhorou. Além dos exercícios, é necessário cuidar da saúde. Antes eu não tinha a oportunidade de fazer os exames de mamografia todos os anos, mas agora, com essa oportunidade, farei sempre”, comentou a aluna.

Segundo João de Barros, coordenador geral das Academias Maceió, as aulas são direcionadas a quem já frequenta o espaço e acontece em dois turnos para cumprir o protocolo sanitário. “As turmas são divididas em dois turnos, sendo manhã e tarde. Além de garantir o distanciamento social, a medida foi tomada para que possamos assegurar a participação das mulheres nas atividades e garantir que mais pessoas tenham acesso à prática de exercícios”, explicou.

A programação do Maceió Rosa segue durante o mês de outubro nas duas unidades da Academia Maceió da Jatiuca – às segundas-feiras – e sempre às quartas, no Feitosa. Nos dois locais, as aulas acontecem às 6h e às 18h30.

Maceió Rosa 2020

A Campanha Maceió Rosa é uma ação educativa e de saúde pública que tem como objetivo e responsabilidade conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de estimular a realização do exame médico de rastreamento da doença, a mamografia. O Maceió Rosa traz para o Município de Maceió práticas e atitudes universalizadas pela campanha Outubro Rosa, conferindo identidade local e estabelecendo relação de proximidade e cuidado com as mulheres da capital.

Desde que foi instituída, em 2014, a campanha municipal Maceió Rosa promove o autocuidado, a realização de exames de detecção da doença (mamografia) para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Além disso, a campanha dá apoio a instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento da doença em Maceió. Este ano, participam da campanha as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

Em 2020, o Maceió Rosa traz o coração rosa posicionado no centro de uma representação visual com a mensagem “O cuidado é transformador”, circundada por três frases incentivadoras – “Cuide de seu corpo”, “Faça sempre seus exames” e “O autoexame faz a diferença”. Juntas, em formato circular, as mensagens, com o coração ao centro, remetem ao formato da mama, ressaltando que o autocuidado é o que impulsiona a atenção à saúde da mulher e durante o mês de outubro, especialmente, o cuidado com as mamas é o foco principal dessa atenção.

Debora Rodrigues (estagiária)/ Ascom Semtel

]]>

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br