Maceió recebe Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado nesta segunda-feira (20)

Relevante para inclusão social de pessoas com deficiência, primeira etapa do torneio principal da modalidade paradesportiva segue até a quinta-feira (23)

Shelton Melo (estagiário)/Ascom Semtel 20/06/2022 às 15:01
Maceió recebe Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado nesta segunda-feira (20)
Quatro times do Brasil vieram para a capital alagoana disputar o primeiro turno da competição. Foto: Émile Valões/Ascom Semtel

Após receber a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Surf, agora a capital alagoana está sediando o Campeonato Brasileiro Feminino de Voleibol Sentado. A primeira etapa da 16ª edição da competição começa nesta segunda-feira (20) e segue até quinta-feira (23), com jogos pela manhã e à noite, no piso 1 do Maceió Shopping. 

Paradesportistas de quatro times do Brasil - uma equipe de Maceió, duas de Goiás, uma de São Paulo e outra de Santa Catarina - disputam a melhor posição para chegar no segundo turno com mais chances de conquistar o título.

O Campeonato conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e Maceió Shopping. Os duelos também podem ser acompanhados por meio do Canal no Youtube da CBVD.

“Nesse retorno do campeonato integral, a CBVD resolveu prestigiar o Nordeste, iniciando em Maceió. Aqui se encontram 100% da seleção brasileira feminina de voleibol sentado, as atuais medalhistas, tanto do Rio de Janeiro, como de Tóquio. E para a gente, é muito importante divulgar o paradesporto. Agradeço o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Semtel. Ele foi essencial para concretizarmos esse campeonato”, destacou o presidente da competição, Angelo Alves Neto.

Maceió é uma das cidades com mais times que praticam a modalidade paradesportiva no país. Foto: Émile Valões/Ascom Semtel
Maceió é uma das cidades com mais times que praticam a modalidade paradesportiva no país. Foto: Émile Valões/Ascom Semtel

Segundo o diretor de esporte da Semtel, Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), cada vez mais a Prefeitura de Maceió tem investido em ações voltadas para o fomento do esporte, sobretudo pelo seu poder de transformação social. 

“Maceió é a segunda maior cidade do Brasil e a primeira do Nordeste com mais times de voleibol sentado. Quem ganha com a realização do campeonato deste ano são os atletas que estão participando e a própria cidade por divulgar um grande evento esportivo à nível nacional. O esporte tem o poder de transformar realidades, por isso temos nos empenhado para fomentar cada vez mais esse segmento na capital”, pontuou.

De acordo com o coordenador do torneio, Adalberto Castro, a principal novidade deste ano, em termos de estrutura, é a narração ao vivo das partidas, que não puderam ser realizadas integralmente devido à pandemia.

Maioria das atletas que estão na capital integram seleção brasileira principal, que disputará o torneio mundial no fim do ano. Foto: Émile Valões/Ascom Semtel
Maioria das atletas que estão na capital integram seleção brasileira principal, que disputará o torneio mundial no fim do ano. Foto: Émile Valões/Ascom Semtel

“No ano passado, a CBVD transmitiu todos os jogos pelas suas redes sociais, apenas registros do primeiro turno do voleibol feminino e a série de ouro masculina. Agora, temos a narração dos dois turnos de um torneio, onde todas as atletas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares ganham bolsa do Governo Federal”, revelou.

Convocada para integrar a seleção principal no início deste ano, a gasparense Suze Mara Pascali, de Santa Catarina, que conheceu Maceió pela primeira vez, contou como estão os preparativos da seleção brasileira feminina para o restante da temporada.

Suze Mara Pascali, 41, é atleta de uma equipe de Santa Catarina e visita Maceió pela primeira vez. Foto: Émile Valões/Ascom Semtel
Suze Mara Pascali, 41, é atleta de uma equipe de Santa Catarina e visita Maceió pela primeira vez. Foto: Émile Valões/Ascom Semtel

“A equipe do sul que eu participo é toda jovem. Duas atletas integram a seleção brasileira e estamos nos preparando para o Campeonato Mundial da modalidade, que será no fim do ano. Até então, o esporte não era muito difundido na minha região. Então, agora está crescendo mais e a gente está com uma perspectiva bem positiva de brilhar neste campeonato”, disse.

Confira a programação

Dia 20/06 – 1ª Rodada

10h30 SESI – SP x ASPAEGO – GO

11h30 ANTHARES – AL x ADFEGO – GO

12h30 APESBLU – SC x SESI – SP

Dia 20/06 – 2ª Rodada

18h ADFEGO – GO x ASPAEGO – GO

19h ANTHARES – AL x APESBLU – SC

Dia 21/06 – 3ª Rodada

10h30 APESBLU – SC x ADFEGO – GO

11h30 ASPAEGO – GO ANTHARES – AL

12h30 ADFEGO – GO x SESI – SP

Dia 21/06 – 4ª Rodada

18h APESBLU – SC x ASPAEGO – GO

19h ANTHARES – AL x SESI – SP

Dia 22/06 – 5ª Rodada

10h30ASPAEGO – GO x APESBLU – SC

11h30 SESI – SP x ANTHARES – AL

Dia 22/06 – 6ª Rodada

17h ADFEGO – GO x APESBLU – SC

18h ANTHARES – AL x ASPAEGO – GO

19h SESI – SP x ADFEGO – GO

Dia 23/06 – 7ª Rodada

10h30 ADFEGO – GO x ASPAEGO – GO

11h30 ANTHARES – AL x APESBLU – SC

Dia 23/06 – 8ª Rodada

17h APESBLU – SC x SESI – SP

18h ANTHARES – AL x ADFEGO – GO

19h SESI – SP x ASPAEGO – GO

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br