Maceió irá sediar a primeira Escola Nacional de Turismo

Redação 19/01/2021 às 23:10
Maceió irá sediar a primeira Escola Nacional de Turismo

Cidade inteligente, criativa e sustentável. Este é o objetivo do prefeito JHC para a cidade de Maceió. É por isso que a capital alagoana sediará a primeira Escola Nacional de Turismo. Um projeto do Governo Federal que visa qualificar ainda mais o turismo local, garantir o desenvolvimento sustentável e reafirmar os valores socioculturais de Maceió.

Na tarde de terça-feira (19), o prefeito esteve reunido com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), com representantes do Ministério do Turismo, com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o Sebrae e com órgãos de turismo no estado para discutir a implementação desta escola. A ideia é oferecer cursos como atendimento ao público, camareira, garçom, guia de turismo, idiomas, turismo acessível, sustentabilidade, marketing, entre outros.

Prefeito JHC se reúne com representantes do Ministério do Turismo e representantes do setor em Alagoas. Foto: Edvan Ferreira

“Essa não é só a primeira escola do tipo no Brasil. Sua implantação em Maceió servirá de modelo para as demais no país. Vamos colocar a mão na massa. Como gestor, quero ser um instrumento facilitador e dou todas as garantias”, pontuou o prefeito JHC.

Para Ricardo Santa Ritta, secretário municipal de Turismo, este projeto caminha na direção de uma cidade criativa e sustentável. “Maceió já é um dos destinos mais procurados do país, o que a gente precisa é melhorar cada vez mais a experiência do turista. Por isso, trabalharemos para capacitar, qualificar a mão de obra, gerar emprego e fazer com que as pessoas possam ter oportunidade de trabalhar cada vez mais com o turismo”, disse o secretário.

Vinícius Lages, diretor do Sebrae e ex-ministro do Turismo, ressaltou a importância do projeto. “Esse é um desafio dos mais importantes. Contribuir nacionalmente para colocar o turismo na agenda econômica e, assim, melhorar o ecossistema. O frutos serão para sempre”, explicou.

O objetivo é que experiência de Maceió sirva de referência para a construção de outras escolas no país. “Estamos com uma expectativa muito boa, com uma equipe muito competente para a gente possa fazer um projeto que atenda e que seja de qualidade, não só aqui, mas que ele possa servir de exemplo para o país todo”, comentou Débora Barbosa, secretária nacional de desenvolvimento e competitividade do Ministério do Turismo.

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Josealdo Tonholo acredita que esta iniciativa irá potencializar as qualidades de Maceió. “É um privilégio muito grande trabalhar com o prefeito JHC na estruturação desta proposta. Maceió tem muito potencial, com suas belezas naturais e muita gente preparada. A Ufal vai estar junto do município para fazer essa escola funcionar e funcionar bem”, comentou o reitor.

Na tarde de segunda-feira (18), as equipes técnicas do município e do Governo Federal realizaram visitas técnicas. O diagnóstico da atividade turística em Maceió e articulações de parcerias fazem parte das primeiras etapas para a implementação do projeto.

“Este é um grande sonho que nós temos há muito tempo que é ter um centro formador e de qualificação de mão de obra para as nossas estruturas”, destacou Marcelo Marques, presidente do sindicato dos representantes de bares, hotéis e restaurantes de Alagoas.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br