Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres celebra culinária local com sucesso de público no Jaraguá

Festival atraiu milhares de maceioenses e turistas durante os dois dias de evento

Cláudia Leite / Ascom Semtel 22/01/2023 às 15:53
Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres celebra culinária local com sucesso de público no Jaraguá
Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Seja com o bolinho de feijoada, com a tapioca, o churrasquinho, o bobó de camarão ou com tantas outras comidinhas tradicionais, a culinária alagoana proporcionou sensações únicas aos milhares de maceioenses e turistas que participaram da primeira edição do Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres, realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com a jornalista e blogueira Nide Lins, no bairro do Jaraguá.

“Gostei muito de provar tanta coisa gostosa que eu não conhecia. Todos estão de parabéns pelos pratos deliciosos e pelo atendimento, principalmente porque a gente que é alagoano não vê só a comida, considera o respeito dos comerciantes com os visitantes. É muito bonito ver tanta gente reunida, provando os pratos populares da nossa terra. Tomara que o prefeito JHC promova mais vezes esse projeto, que foi maravilhoso”, destacou Mauro Bezerra, morador da parte de alta de Maceió.

Com o intuito de promover o turismo gastronômico e dar visibilidade à culinária popular, o evento começou  na sexta-feira (20) e encerrou no sábado (21), na Praça Dois Leões, em Jaraguá, com a participação de 30 botecos, bares, restaurantes e lanchonetes tradicionais da cidade.

De acordo com o secretário de Comunicação de Maceió, Lininho Novais, a realização do Festival reforça o compromisso do prefeito JHC em fomentar, cada vez mais, a economia criativa da cidade.

“O Festival já está no calendário dos grandes eventos de Maceió. Muito mais que um festival de gastronomia, é o resgate do sentimento de pertencimento do povo maceioense, é a gente ver pequenos empreendedores sendo valorizados e tendo seu trabalho reconhecido. Esse é o intuito do prefeito JHC, de resgatar e transformar Maceió no maior polo de economia criativa do Brasil”, destacou.

Assim como no primeiro dia do evento, os sabores da capital e a programação musical na Praça Dois Leões atraiu diversos visitantes. O intenso fluxo de pessoas nas barracas alegrou os participantes, como o alagoano Marcos, que vendeu todos os pratos  antes mesmo de encerrar o evento neste sábado (21).

“Nós dobramos a produção para os dois dias do evento, mas não deu, o que é ótimo. Graças a Deus foi sucesso total, vendemos mais 700 pratos de acarajés e Bobó de camarão. A Prefeitura está de parabéns pelo festival, e a Nide Lins por nos convidar. Agradeço a ambos, e à organização da feira, pela padronização e organização dessa festa maravilhosa. Foi uma grande oportunidade de mostrar o nosso trabalho. A gastronomia alagoana é muito rica e precisamos valorizá-la ainda mais”, agradeceu o comerciante.

Para a curadora do evento, Nide Lins, a realização do festival foi um incentivo à transformação do Jaraguá como importante polo turístico da cidade.

“O Festival Maceió dos Prazeres foi pensado justamente para valorizar a nossa gastronomia popular, a comida de boteco, a comida de rua, que, muitas vezes, fica escondida nos bairros, e a gente trouxe o evento para Jaraguá, criando um roteiro turístico cultural aqui, no bairro histórico. Aqui, não é só o alagoano, é também o turista que está visitando Maceió e conhecendo nossa riqueza culinária”, destacou.

Dona Odete, de São Paulo, também esteve no Festival e apreciou a culinária tradicional da capital alagoana.

“Adorei conhecer esses botecos e restaurantes. Provei muita comida gostosa e, com mais tempo, quero ir até esses locais e provar com mais calma. Uma pena não ter conseguido provar tudo, é muita coisa. Mas estão de parabéns”, pontuou a aposentada, que está na cidade desde dezembro.

Pinto da Madrugada - Durante o Festival, maceioenses e turistas se encantaram com o lançamento do Pinto da Madrugada 2023, que contou com a apresentação de estandartes, passistas, Rei Momo, orquestra de frevo e o principal protagonista do tradicional bloco de rua, o mascote Pinto da Madrugada.

Com o tema “O Pinto da Madrugada é Massa: um brinde à vida”, o maior bloco carnavalesco contará com o desfile oficial, no próximo dia 11 de fevereiro, além de ensaios abertos no espaço “Maceió é Massa”, ao lado do Marco dos Corais, na Ponta Verde, até o dia 29 de janeiro.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br