Experiência de sucesso no Ceará inspira projeto de Prefeitura para a periferia de Maceió

Prefeito de Maceió confirma que áreas estão sendo analisadas e processo segue para licitação

Cadu Epifânio / Secom Maceió 16/10/2022 às 09:20
Experiência de sucesso no Ceará inspira projeto de Prefeitura para a periferia de Maceió
Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Nada melhor como a presença do Poder Público na periferia, onde as pessoas mais precisam das políticas públicas e a Prefeitura de Maceió está trabalhando para a criação de espaços esportivos. As arenas planejadas são inspiradas no projeto ‘areninhas’, do Governo do Estado do Ceará.

“Começamos a fazer projetos que vão criar arenas esportivas, nos moldes do que foi implantado em Fortaleza [CE]”, anuncia o prefeito JHC.

Segundo o prefeito, as estruturas terão quadras com gramado sintético, equipamentos esportivos e praças de convivência. O processo licitatório já começou, confirmou JHC. O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Francelino Amaro da Silva, tem visitado grotas, prospectando espaços que podem receber estas estruturas.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Francelino Amaro, destaca que algumas grotas da capital já estão sendo visitadas para a implantação do projeto.

“O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania. Por isso, o prefeito JHC está empenhado em promover ainda mais qualidade de vida para os maceioenses. Já visitamos algumas grotas da capital para dar o pontapé inicial ao projeto e, em breve, teremos novidades nessas regiões”, pontuou o secretário.

Francelino Amaro, titular do Turismo, Esporte e Lazer, já esteve nas regiões que devem receber o projeto. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel
Francelino Amaro, titular do Turismo, Esporte e Lazer, já esteve nas regiões que devem receber o projeto. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

As arenas cearenses, onde JHC deve trazer para cá, são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Assim como ocorre na periferia da capital cearense, Maceió sofre com a influência do tráfico de drogas. E pelas bandas de Fortaleza o antídoto ‘areninhas’ está sendo eficaz e encorajador. A inclusão por meio do esporte é uma importante ferramenta para a ocupação das crianças.

As areninhas são construídas em locais com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) ou alto índice de vulnerabilidade social (IVS). Os equipamentos modificaram espaços públicos e deram nova rotina atrelada ao esporte, além de melhorias para comerciantes.

Os números do projeto são bem otimistas: 30 mil crianças foram impactadas através dos programas sociais que chegaram com as areninhas. Escolinhas de futebol, times de bairro, academias surgiram.

“Por isso que quando me perguntam sobre o motivo de construir onde sempre foi abandonado, apenas mostrando isso. São locais abandonados com oito, dez anos sem o Município ir lá. Estamos levando obras estruturantes, com planejamento, com respeito às pessoas, é isso que estamos fazendo”, completa o prefeito JHC.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br