Esporte e Lazer: ações promovem inclusão e qualidade de vida

Redação 26/12/2020 às 08:03
Esporte e Lazer: ações promovem inclusão e qualidade de vida

Prefeitura desenvolve projetos de inclusão social

O esporte, incorporado à pasta de Turismo em 2019, passou a ser um dos principais destaques da Prefeitura de Maceió. Por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), serviços esportivos e de lazer foram disponibilizados de maneira gratuita para a população durante toda a gestão.

Além do incentivo dado para que pessoas adquiram hábitos mais saudáveis, promovendo a qualidade de vida da população, os projetos da Prefeitura de Maceió também promovem a inclusão social de crianças e jovens da rede pública de ensino e de pessoas com deficiência.

Projetos de Esporte e Lazer visam a inclusão (Foto: Marco Antonio/Secom Maceió)

“Com a pandemia, muitos desses projetos precisaram ser suspensos para a segurança de todos, mas o trabalho teve continuidade no meio digital durante o isolamento social. A Semtel conseguiu fazer adaptações e manter a oferta de serviços online, como as aulas de dança, HIIT [High Intensity Interval Training] e treinos funcionais do projeto Esporte e Lazer em Casa, realizado a partir de transmissões ao vivo diariamente pelo Instagram, além da e-Copa Solidária, torneio que contou com a participação de 23 atletas disputando partidas de futebol virtuais no Youtube”, destacou o secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão.

A partir da retomada gradual das atividades econômicas, outros projetos também voltaram a ser realizados. É o caso do empréstimo das cadeiras anfíbias, carro-chefe do Praia Acessível, e as Academias Maceió, que foram reabertas com protocolos de biossegurança.

Com a liberação de atividades esportivas, a Prefeitura de Maceió criou uma plataforma digital que reúne os protocolos sanitários de esportes coletivos e que estão disponíveis para acesso por meio de download aqui. Profissionais da área da saúde e representantes de associações e federações participaram ativamente da elaboração desses documentos, buscando possibilitar uma retomada segura e responsável.

Confira abaixo alguns desses principais projetos:

Praia Acessível

O projeto, destaque na mídia nacional, fortaleceu o destino turístico Maceió para além das áreas esportivas. O Praia Acessível atende pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, em um serviço totalmente gratuito, e acontece uma vez por mês. De 2017 a 2020, 33 edições foram realizadas e cerca de 12,5 mil pessoas foram beneficiadas com momentos de descontração e lazer, através de esportes como futebol, vôlei, basquete e outros, que foram adaptados para pessoas com deficiência.

O destaque do Praia Acessível fica por conta das cadeiras anfíbias, que já voltaram a ser disponibilizadas pela Semtel. Além do banho de mar assistido nos dias de projeto, turistas e maceioenses podem solicitar o empréstimo das cadeiras gratuitamente e desfrutar das belas praias de Maceió e circunvizinhas por um período de até sete dias.

Academia Maceió

Com duas unidades, na orla de Jatiúca e no Feitosa, as academias são abertas para a população e contam com equipamentos para a prática de exercício físico e acompanhamento de profissionais especializados da Semtel, que ministram aulas de funcional, musculação, alongamento e dança nas duas unidades para cerca de 200 pessoas ao dia, com faixa etária superior a 16 anos. Os serviços, que já voltaram a funcionar, também são ofertados para idosos, desde que com aval médico.

Academias Maceió ofertam serviço gratuito à população (Foto: Marco Antonio/Secom Maceió)

Viva Vôlei

Projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) coordenado pela Semtel, que atendeu 2 mil crianças de 8 a 14 anos, estudantes de escola pública. O projeto estimula o exercício e prática de atividades em equipe através de aulas de voleibol. As aulas, atualmente suspensas, são realizadas no Complexo Lourenço Vasconcelos, no Trapiche da Barra, ginásio administrado pela Semtel. A única condição para participar é que a criança esteja matriculada na escola e frequente regularmente as aulas.

Viva Futsal

Projeto destinado a crianças de 7 a 14 anos que estudam na rede pública de ensino. A ação é ofertada para incentivar a prática esportiva e atividades em equipe. As aulas, que estão suspensas, são realizadas no Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia, no Jacintinho, equipamento que está em reforma, e contam com 4 turmas, cada uma com 24 crianças.

Corre Maceió

Projeto que oferece suporte aos corredores amadores da cidade. Os participantes recebem acompanhamento de profissionais e estagiários de Educação Física da Semtel, além de assessoria de profissionais de nutrição e fisioterapia. A ação atende cerca de 100 pessoas com mais de 18 anos, incluindo pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Viva Vila

Oferta atividades para crianças, adultos e idosos na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre II, equipamento atualmente em reforma. Aulas de vôlei, futsal, futebol, handebol, dança, zumba, artes marciais e outras atenderam 200 pessoas por dia em horários alternados. O projeto está temporariamente suspenso.

Lazer e Saúde no Vera Arruda

Voltado para pessoas de faixa etária entre 50 e 60 anos, o projeto tem como objetivo promover a inclusão de idosos em atividades físicas e proporcionar momentos de lazer e hábitos saudáveis. O serviço, que está temporariamente suspenso, beneficia cerca de 200 pessoas, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

Escolinha de Beach Soccer

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Federação Alagoana de Beach Soccer, o projeto atende cerca de 100 pessoas, entre crianças e jovens de 5 a 17 anos, no Pontal da Barra. A ação, que ainda está suspensa, é ofertada para alunos da rede pública de ensino e tem o intuito de incluir jovens em situação de vulnerabilidade social em atividades esportivas.

Lazer Itinerante

É um projeto mensal da Semtel, que oferta exercícios físicos e lazer para crianças, adolescentes e adultos em locais de vulnerabilidade social. O serviço, atualmente suspenso, é ofertado sempre aos sábados, durante a tarde, e conta com cerca de 200 participantes por dia.

Praças da cidade recebem o Lazer Itinerante (Foto: Marco Antonio/Secom Maceió)

Esporte e Lazer em Casa

Desenvolvido com o objetivo de continuar oferecendo projetos da Semtel ao longo do isolamento social. Durante cinco meses, cerca de 135 aulas, com treinos de funcional, dança, hit e outros esportes, foram ministradas por estagiários da secretaria, com coordenação da equipe técnica.

As lives diárias através das redes sociais da Semtel continuaram levando benefícios para as pessoas que já conheciam o projeto e ainda impulsionaram novas adesões durante o período com atividades remotas.

e-Copa Maceió Solidária

O torneio de futebol digital arrecadou cerca de meia tonelada de alimentos para doar aos profissionais de educação física que tiveram o trabalho prejudicado em razão da pandemia da Covid-19. Os donativos arrecadados foram direcionados ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) e distribuídos pela entidade.

A e-Copa Maceió Solidária contou com a participação de 23 e-atletas em duas categorias e de todas as idades. As partidas foram transmitidas pela plataforma do Youtube e as inscrições foram abertas para toda a população.

Debora Rodrigues (estagiária)/Ascom Semtel

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br