Equipe técnica do Turismo, Esporte e Lazer e usuários da Academia Jatiúca celebram aniversário da unidade

Mais de oito mil pessoas utilizaram os serviços do espaço, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Shelton Melo (estagiário)/Ascom Semtel 30/09/2022 às 11:51
Equipe técnica do Turismo, Esporte e Lazer e usuários da Academia Jatiúca celebram aniversário da unidade
Para utilizar os serviços da Academia, todos precisam realizar a doação de dois pacotes de leite em pó, que são doados para instituições de caridade da capital. Foto: arquivo Semtel

Para celebrar os sete anos de funcionamento da Academia Maceió, localizada no bairro Jatiúca, a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), que coordena a unidade, promoveu um lance e de confraternização, pela manhã e à tarde, com os participantes.

Segundo o coordenador do espaço, Sérgio Floering, a maioria dos usuários é de trabalhadores que moram nos bairros periféricos de Maceió. 

“A academia foi concebida para atender a todos os moradores, não apenas os residentes na orla. São sete anos promovendo saúde, bem-estar e amizade entre todos os envolvidos, vencendo os desafios do dia a dia. Mais de oito mil alunos já passaram por aqui, inclusive turistas nacionais e estrangeiros. Desse montante, muitos dos inscritos são trabalhadores residentes nos bairros populares da capital”, revelou.

Mais de oito mil alunos, entre moradores e turistas, utilizaram os serviços da unidade Jatiúca durante esse sete anos de funcionamento. No bairro do Feitosa, existe outro espaço. Foto: arquivo/ Semtel
Mais de oito mil alunos, entre moradores e turistas, utilizaram os serviços da unidade Jatiúca durante esse sete anos de funcionamento. No bairro do Feitosa, existe outro espaço. Foto: arquivo/ Semtel

Usuária da unidade desde 2015, Maria Germano, de 54 anos, destacou a troca de experiências entre os alunos e os benefícios obtidos com a rotina de exercícios.

“É lá que todos os alunos recarregam as energias. São pessoas que, na maioria das vezes, já vêm cheias de problemas e lutas diárias. Temos uma equipe de 40 pessoas que pratica funcional; a maioria são mulheres. Comemoramos aniversários e os exercícios funcionam para a alma, para o corpo e para a mente”, disse.

Só primeiro semestre deste ano, mais de três mil pessoas utilizaram os serviços ofertados pela prefeitura. Foto: arquivo Semtel
Só primeiro semestre deste ano, mais de três mil pessoas utilizaram os serviços ofertados pela prefeitura. Foto: arquivo Semtel

Quem também utiliza o espaço regularmente é o ex-guia de turismo argentino, Eduardo Carlos Resa. Aos 76 anos, ele parabenizou o comprometimento das instrutoras. 

“A experiência na Academia Jatiúca é maravilhosa. Como eu moro próximo ao bairro, vou para lá. As professoras são ótimas. Em dias diferentes, as instrutoras me ensinam a exercitar, adequadamente, pernas e braços. Elas estão sempre atentas para me ajudar a corrigir a postura do meu corpo. Todo dia há atividades e a gente se diverte bastante”, comentou.

No começo do ano, a Academia Jatiúca foi reformada. Foram executados serviços de manutenção, como troca de todos os mobiliários esportivos e substituição de peças e pintura do espaço. Além desta unidade, a população alagoana e os turistas contam com a Academia no bairro do Feitosa para praticar exercícios. Só no primeiro semestre deste ano, mais de três mil pessoas utilizaram os dois serviços ofertados pela prefeitura. 

Ação de solidariedade

Além da promoção à saúde, a Semtel utiliza as academias como meio para arrecadar doações para famílias da capital em situação de vulnerabilidade social. Para utilizar os serviços gratuitamente, todos os interessados precisam realizar a doação de dois pacotes de leite em pó por mês. 

Registro de doação de donativos para várias famílias de Maceió. Foto: arquivo Semtel
Registro de doação de donativos para várias famílias de Maceió. Foto: arquivo Semtel

No primeiro semestre, mais de mil pacotes de leite em pó foram distribuídos para instituições de caridade, como Lar São Francisco de Assis, Casa de Ranquines, SeeAK, Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e Conselho Metropolitano de Maceió e Pastoral da Criança.

Como se inscrever

Para realizar a inscrição, além de doar dois pacotes de leite em pó, o aluno precisa levar cópias de RG, CPF e uma foto 3×4. Além disso, é necessário preencher uma avaliação de saúde.

Academias gratuitas funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 10 e das 16h às 20h.  Foto: arquivo Semtel
Academias gratuitas funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 10 e das 16h às 20h. Foto: arquivo Semtel

Para os alunos menores de idade, é necessário apresentar, também, autorização dos pais ou responsáveis. Para os maiores de 60 anos é obrigatória a entrega de um atestado médico certificando as boas condições de saúde.

Horário de Funcionamento

As aulas de musculação nas academias funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 10 e das 16h às 20h. As duas unidades possuem piso de grama sintética, aparelhos fixos para musculação em aço inoxidável e resistentes à maresia, bancos e lixeiras, além de pesos, halteres e colchonetes.

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br